Professora: Mariana
Projeto
de vida
Data:
12/05/20
Tema:
Identificando minhas competências
7º ano ″ Eu e meus projetos”
Bom dia queridos alunos,
nessa aula online do aplicativo CMSP, a professora está voltando no momento do
acolhimento, fazendo uma reflexão sobre os sonhos, e aborda as competências socioemocionais.
Competências
socioemocionais:
Determinação, organização, foco, persistência,
responsabilidade, iniciativa social, curiosidade para aprender, imaginação
criativa.
• Determinação:
diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar – é sobre fazer
mais do que apenas o mínimo que se espera.
• Organização:
é ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual.
• Foco:
capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar
toda nossa atenção apenas para a tarefa ‟selecionada″ e nada mais.
• Persistência:
é completar tarefas e terminar o que assumimos/começamos, em vez de adiar ou
desistir quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis.
• Responsabilidade:
consiste em gerenciar a nós mesmo, a fim de conseguirmos realizar nossas
tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil
ou inconveniente para nós.
• Iniciativa social: é a habilidade de
aproximar-se e relacionar-se com os outros. Especificamente, trata-se de
iniciar, manter e apreciar as relações e o contato social.
• Curiosidade
para aprender: consiste no forte desejo de aprender e
adquirir conhecimento e habilidade. Quando somos curiosos, reunimos interesses
em ideias e uma paixão pela aprendizagem, exploração intelectual e compreensão.
• Imaginação Criativa: consiste na facilidade em gerar novas e interessantes
formas de fazer ou pensar sobre as coisas.
Atividades
• Qual é seu ponto forte e qual é a sua maior
fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
• Diante da situação atual, em que assistimos
diariamente a notícias graves e tristes causadas pela situação de pandemia,
como poderíamos colocar em prática esses valores?
Passos
para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:
• Determine uma fragilidade a ser trabalhada;
• Aponte uma pessoa que pode auxiliá-lo (o)
nesse processo;
• Indique
pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da
competência escolhida;
• Faça regularmente uma autoavaliação;
• Se necessário, reveja seu plano.
Realizar
as atividades em folha separada, entrega na escola segunda-feira das 10h00 às
16h00. É necessário que as atividades estejam devidamente identificados com seu
nome, o nome do professor e sua série.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário