Professora:
Mariana
Projeto
de vida
Data:
06/05/20
8º
ano: ‟Eu, nós e o mundo”
Tema:
Relembrando minhas competências
Boa tarde queridos alunos,
nessa aula online do aplicativo CMSP, a professora aborda as competências socioemocionais.
Para o acompanhamento do plano de desenvolvimento pessoal, utilize o caderno do
aluno, página 67 - 79, ou realizar as atividades no caderno.
Competências
socioemocionais:
Entusiasmo, determinação,
organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade e empatia,
iniciativa social e interesse artístico.
• Entusiasmo: significa envolver-se ativamente com a vida e com
outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa.
• Determinação: diz respeito a objetivos, ambição e motivação para
trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera.
• Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual.
• Foco: capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e
então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa ‟selecionada″ e nada
mais.
• Persistência: é completar tarefas e terminar o que
assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam difíceis
ou desconfortáveis.
• Responsabilidade: consiste em gerenciar a nós mesmo, a fim de
conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que
fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós.
• Assertividade: é sobre demonstrar coragem: quando a situação exige,
precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz aos sentimentos, necessidades,
opiniões e de exercer influência social.
• Empatia: é usar nossa compreensão da realidade, da vida e habilidades,
para entender as necessidades e sentimentos dos outros; agir com bondade,
ajudando e prestando apoio e assistência.
• Iniciativa social: é a habilidade de aproximar-se e relacionar-se
com os outros. Especificamente, trata-se de iniciar, manter e apreciar as
relações e o contato social.
• Interesse artístico: diz respeito a valorizar, admirar e apreciar o
design, as produções artísticas a ver beleza em todas as suas formas.
Atividades
• Qual é seu ponto forte e
qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
• Diante da situação atual,
em que assistimos diariamente a notícias graves e tristes causadas pela
situação de pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores?
Passos
para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:
• Determine uma fragilidade
a ser trabalhada;
• Aponte uma pessoa que pode
auxiliá-lo (o) nesse processo;
• Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o
desenvolvimento da competência escolhida;
• Faça regularmente uma
autoavaliação;
• Se necessário, reveja seu
plano.
Qualquer dúvida estou à
disposição.
Fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário