quarta-feira, 6 de maio de 2020

PROJETO DE VIDA PROFª MARIANA 8A, 8B, 8D


Professora: Mariana
Projeto de vida
Data: 06/05/20

8º ano: ‟Eu, nós e o mundo”

Tema: Relembrando minhas competências

Boa tarde queridos alunos, nessa aula online do aplicativo CMSP, a professora aborda as competências socioemocionais. Para o acompanhamento do plano de desenvolvimento pessoal, utilize o caderno do aluno, página 67 - 79, ou realizar as atividades no caderno.




Competências socioemocionais:
Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade e empatia, iniciativa social e interesse artístico.
Entusiasmo: significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa.
Determinação: diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera.
Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual.
Foco: capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa ‟selecionada″ e nada mais.
Persistência: é completar tarefas e terminar o que assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis.
Responsabilidade: consiste em gerenciar a nós mesmo, a fim de conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós.
Assertividade: é sobre demonstrar coragem: quando a situação exige, precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz aos sentimentos, necessidades, opiniões e de exercer influência social.
Empatia: é usar nossa compreensão da realidade, da vida e habilidades, para entender as necessidades e sentimentos dos outros; agir com bondade, ajudando e prestando apoio e assistência.
Iniciativa social: é a habilidade de aproximar-se e relacionar-se com os outros. Especificamente, trata-se de iniciar, manter e apreciar as relações e o contato social.
Interesse artístico: diz respeito a valorizar, admirar e apreciar o design, as produções artísticas a ver beleza em todas as suas formas.

Atividades

• Qual é seu ponto forte e qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
• Diante da situação atual, em que assistimos diariamente a notícias graves e tristes causadas pela situação de pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores?

Passos para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:

• Determine uma fragilidade a ser trabalhada;
• Aponte uma pessoa que pode auxiliá-lo (o) nesse processo;

Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;

• Faça regularmente uma autoavaliação;
• Se necessário, reveja seu plano.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário