Professora: Mariana
Projeto
de vida
Data:
12/05/20
Tema:
Competências socioemocionais
9º ano ″Eu e meus propósitos”
Boa tarde queridos alunos, nessa aula online do aplicativo CMSP, a professora está
voltando no momento do acolhimento, fazendo uma reflexão sobre os sonhos, e
aborda as competências socioemocionais.
Para
o aprofundamento desta aula, faça as atividade no caderno, e as atividades no
caderno do aluno ‟Competências socioemocionais″ das páginas 69 e 79.
Competências socioemocionais:
Entusiasmo, determinação, organização,
foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia.
• Entusiasmo: significa envolver-se ativamente com a vida e com
outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa.
• Determinação: diz respeito a objetivos, ambição e motivação para
trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera.
• Organização: é ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual.
• Foco: capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e
então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa ‟selecionada″ e nada
mais.
• Persistência: é completar tarefas e terminar o que
assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam
difíceis ou desconfortáveis.
• Responsabilidade: consiste em gerenciar a nós mesmo, a fim de
conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que
fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós.
• Assertividade: é sobre demonstrar coragem: quando a situação exige,
precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz aos sentimentos,
necessidades, opiniões e de exercer influência social.
• Empatia: é usar nossa compreensão da realidade, da vida e
habilidades, para entender as necessidades e sentimentos dos outros; agir com bondade,
ajudando e prestando apoio e assistência.
Atividades
• Qual é seu ponto forte e
qual é a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
• Diante da situação atual,
em que assistimos diariamente a notícias graves e tristes causadas pela
situação de pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores?
Elabore um plano de desenvolvimento pessoal.
Passos
para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal:
• Determine uma fragilidade
a ser trabalhada;
• Encontre uma pessoa que
poderá auxiliar você nesse processo.
• Indique pelo menos uma
ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida;
• Faça regularmente uma
autoavaliação;
• Se necessário, reveja seu
plano.
Realizar
as atividades em folha separada, entrega na escola segunda-feira das 10h00 às
16h00. É necessário que as atividades estejam devidamente identificados com seu
nome, o nome do professor e sua série.
Qualquer dúvida estou à
disposição.
Fiquem com Deus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário