segunda-feira, 4 de maio de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROFª MARIANA


Professora: Mariana

Tecnologia e inovação

Data: 04/05/20 

Tema: Cultura Maker em tempo de Pandemia

Olá meus queridos alunos, nossas atividades é através das aulas online pelo aplicativo CMSP, onde a professora fala sobre a Cultura Maker, onde ela aborda a tecnologia e sua amplitude, o que é ação e reação, e desenvolve atividade prática utilizando materiais de sucata.


Ultimamente, muitos de nós ouvimos falar sobre o termo “maker”. Mas o que é exatamente isso?

Robótica é maker? Programação é maker? Pintura é maker? Eletrônica é maker? Impressora 3D é maker? Marcenaria é maker? Costura é maker? O que você acha?

O movimento maker propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa trazendo o conceito “aprendendo a fazer” que, aplicado ao ambiente escolar, tem como objetivo promover e estimular a criação, a investigação e a resolução de problemas pelos alunos, proporcionando um pensamento “fora da caixa”, conectando ideias desconectadas, usando ao máximo, qualquer tipo de recurso. Uma verdadeira oportunidade de reinventar e inovar a educação!
Se procurarmos no dicionário o termo maker, veremos que está relacionado ao “fazer” e por aí podemos ter uma dica: o maker é aquele que faz, que põe a mão na massa. Porém, ser um maker é mais que simplesmente quem faz alguma coisa, está ligado a uma forma de fazer, a uma atitude. E qual atitude seria está?
Ser maker é olhar um problema e elaborar um projeto criativo para resolvê-lo, explorando possibilidades, sendo curioso, resiliente, experimentador. É errar e aprender com os erros. Essas características estão muito presentes em todos nós na infância, porém, apenas alguns conseguem mantê-las na idade adulta.
Uma pessoa maker é aquela que, por meio da curiosidade, busca ajuda e tem uma atitude de abertura para troca com outras pessoas. E fundamentalmente, é apaixonado pelo que faz! Se refletir, essas são características que estão muito relacionadas com competências e habilidades que desejamos desenvolver na escola.


Já ouviram falar de Isaac Newton?
Isaac Newton (1643 – 1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levou à lei gravidade universal.

A terceira lei de Newton Diz...
″ Para toda ação há sempre uma reação de mesmo módulo, mesma direção e sentido”.

Lei da ação e reação

A Terceira lei de newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mais com sentido oposto.

Atividade
Copiar no caderno o conteúdo desenvolvido nessa aula e executar a prática como o exemplo abaixo.

Como vocês praticam essa ação sustentável?

Desenvolva seu projeto com materiais de sucata como potes, papelão, tampinhas, bexiga, palito e canudo, entre outros, os estudantes vão aumentando o nível de dificuldade aos poucos, exercitando o espírito lúdico, a criatividade e a vivência da aprendizagem em torno de um problema.



Acesse o link abaixo para realizar seu projeto:

Qualquer dúvida estou à disposição.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário