Professora:
Mariana
Tecnologia
e inovação
Data:
04/05/20
Tema:
Cultura Maker em
tempo de Pandemia
Olá
meus queridos alunos, nossas atividades é através das aulas online pelo aplicativo
CMSP, onde a professora fala sobre a Cultura Maker, onde ela aborda a tecnologia
e sua amplitude, o que é ação e reação, e desenvolve atividade prática
utilizando materiais de sucata.
Ultimamente,
muitos de nós ouvimos falar sobre o termo “maker”. Mas o que é exatamente isso?
Robótica
é maker? Programação é maker? Pintura é maker? Eletrônica é maker? Impressora
3D é maker? Marcenaria é maker? Costura é maker? O que você acha?
O
movimento maker propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa
trazendo o conceito “aprendendo a fazer” que, aplicado ao ambiente escolar, tem
como objetivo promover e estimular a criação, a investigação e a resolução de
problemas pelos alunos, proporcionando um pensamento “fora da caixa”,
conectando ideias desconectadas, usando ao máximo, qualquer tipo de recurso.
Uma verdadeira oportunidade de reinventar e inovar a educação!
Se
procurarmos no dicionário o termo maker, veremos que está relacionado ao
“fazer” e por aí podemos ter uma dica: o maker é aquele que faz, que põe a mão
na massa. Porém, ser um maker é mais que simplesmente quem faz alguma coisa,
está ligado a uma forma de fazer, a uma atitude. E qual atitude
seria está?
Ser
maker é olhar um problema e elaborar um projeto criativo para resolvê-lo,
explorando possibilidades, sendo curioso, resiliente, experimentador. É errar e
aprender com os erros. Essas características estão muito presentes em todos nós
na infância, porém, apenas alguns conseguem mantê-las na idade adulta.
Uma
pessoa maker é aquela que, por meio da curiosidade, busca ajuda e tem uma
atitude de abertura para troca com outras pessoas. E fundamentalmente, é
apaixonado pelo que faz! Se refletir, essas são características que estão muito
relacionadas com competências e habilidades que desejamos desenvolver na escola.
Já
ouviram falar de Isaac Newton?
Isaac
Newton (1643 – 1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus
trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levou à lei gravidade
universal.
A
terceira lei de Newton Diz...
″
Para toda ação há sempre uma reação de mesmo módulo, mesma direção e sentido”.
Lei
da ação e reação
A Terceira lei de newton, conhecida como lei
da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um
corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação
tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mais com
sentido oposto.
Atividade
Copiar
no caderno o conteúdo desenvolvido nessa aula e executar a prática como o
exemplo abaixo.
Como
vocês praticam essa ação sustentável?
Desenvolva
seu projeto com materiais de sucata como potes, papelão, tampinhas, bexiga,
palito e canudo, entre outros, os estudantes vão aumentando o nível de
dificuldade aos poucos, exercitando o espírito lúdico, a criatividade e a
vivência da aprendizagem em torno de um problema.
Acesse
o link abaixo para realizar seu projeto:
Qualquer
dúvida estou à disposição.
Fiquem
com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário