PROF° ARIELLE
OLÁ QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS, RETOMAMOS NOSSAS AULAS APÓS AS FÉRIAS.
PORTANTO, VAMOS FAZER UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO E DAS MUDANÇAS QUE LEVARAM AO LIBERALISMO ECONÔMICO.
APÓS ESSA REVISÃO SEGUIREMOS NOSSOS PRÓXIMOS TEMAS:
- RENASCIMENTO CULTURAL
- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- REVOLUÇÃO FRANCESA
- REVOLUÇÃO AMERICANA
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ILUMINISMO
No século XVIII na Europa, em resposta ao Abslutismo surgiu um movimento cultural, intelectual, político, econômico, social e filosófico chamado Iluminismo. Este movimento defendia a educação (queriam escolas para o povo) e a liberdade religiosa, por exemplo. Acreditavam que o uso da razão era o melhor (e único) caminho para alcançar a liberdade,a autonomia, a emancipação, que não existiam na época do absolutismo, já que ele possuía algumas características das estruturas feudais.
- As ideias do iluminismo eram inicialmente determinadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados iluministas.
- Eles valorizavam a Razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
- Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
- Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam além dele, o mercantilismo, os privilégio da nobreza e do clero, e a Igreja católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
- Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam igualdade de todos perante a lei.
- Partindo da ideia da educação para todos, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia, uma obra de 35 volumes contendo todo o conhecimento que existia até então.
- As ideias iluministas eram Liberais, e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo.
OS PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS
- John Locke (1632 – 1704): John é considerado o “pai do iluminismo”. Sua obra mais conhecida é “Ensaio sobre o entendimento humano”, de 1689. Mas “Dois tratados sobre o governo”, do mesmo ano, também é considerada uma das melhores. Ele negava a ideia de que Deus tinha o poder sobre o destino dos homens e afirmava que a sociedade que moldava o ser humano para o bem ou para o mal.
- Montesquieu: Primeira geração iluminista. Em seu livro “O Espírito das leis”, pensou a divisão dos poderes em legislativo, judiciário e executivo.
- Voltaire: Criticava a religião e a monarquia. Queria a república por meio da revolução. Está entre os maiores propagandistas do movimento.
- Diderot: Se dedicou à primeira enciclopédia, reunindo o conhecimento científico.
- D’Alembert: Também ajudou a organizar a enciclopédia.
- Rousseau: Filósofo político, que idealizou o homem como fundamentalmente bom, sendo corrompido pela sociedade.
- Adam Smith (1723 – 1790): Principal representante do conjunto de ideias chamado liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”.
ESCREVA AS QUESTÕES ABAIXO EM UMA FOLHA SEPARADA E RESPONDA:
OBS: colocar na folha o seu nome completo, a série e o nome da disciplina (História)!
Entregar esta atividade NA ESCOLA junto com as outras atividades que foram passadas antes das férias e que foram feitas em folha separada. A data para a entrega das atividades na escola será a mesma de quando vocês forem buscar o material que será entregue ainda essa semana e semana que vem!
Atividades:
1) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das
Luzes.
a) Crença na razão como fonte pra a crítica social e política
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política
c) Idéia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo
d) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
2) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) a divisão da riqueza nacional
b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário,
c) divisão da política em nacional e internacional.
d) a formação de um poder moderador no Congresso Nacional.
e) a implantação da ditadura moderna.
3) O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO PODENDO SER APONTADO COMO PARTE DO SEU IDEÁRIO:
a) combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos
b) fortalecimento do Estado e a limitação das liberdades.
c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
4) O iluminismo foi uma filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo como representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, John Locke, Adam Smith entre outros. Uma das suas características foi a seguinte:
a) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
d) Pregar a censura para os espetáculos de circo e teatro.
e) Recomendar pensa de morte como maneira de coibir a criminalidade.
5) Numere os filósofos abaixo, às suas respectivas ideias:
1) Voltaire
2) Montesquieu
3) Rousseau
4) John Locke
5 Adam Smith
( ) Principal representante do conjunto de ideias chamado liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”. Criticava a burguesia e a propriedade privada, e defendia que todo poder emana do povo e não do rei.
( ) Primeira geração iluminista. Em seu livro “O Espírito das leis”, pensou a divisão dos poderes em legislativo, judiciário e executivo. Condenava o mercantilismo e defendia a livre concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio como formas de atingir a justiça social.
( ) Considerado o Pai do Iluminismo, Ele negava a ideia de que Deus tinha o poder sobre o destino dos homens e afirmava que a sociedade que moldava o ser humano para o bem ou para o mal.
( ) Criticava a religião e a monarquia. Queria a república por meio da revolução. Está entre os maiores propagandistas do movimento.
( ) Filósofo político, que idealizou o homem como fundamentalmente bom, sendo corrompido pela sociedade. Defendia a idéia segundo a qual a vida, a liberdade e a propriedade são
direitos naturais. Os governos, para o filósofo, teriam a finalidade de respeitar e assegurar os
direitos naturais dos cidadãos.
Esta atividade vale nota!
Nenhum comentário:
Postar um comentário