quinta-feira, 14 de maio de 2020

Introdução à Revolução Francesa (História)

Revolução Francesa 1789 a 1799

A Revolução Francesa  tem uma grande relação com o movimento Iluminista, note que ela também aconteceu no século XVIII. Foi através desta revolução, que os valores iluministas puderam se exercer.

Estudamos nas aulas anteriores, que os pensadores Iluministas se chocaram com as estruturas do ANTIGO REGIME.

Tanto o Iluminismo quanto a Revolução Francesa influenciaram o MUNDO CONTEMPORÂNEO DO QUAL FAZEMOS PARTE.

Veja a aula do Centro de Mídias, abaixo o link:



AGORA COPIE EM SEU CADERNO O TEXTO ABAIXO SOBRE O LEGADO DA REVOLUÇÃO FRANCESA!

O LEGADO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

A palavra Revolução  remete à destruição de uma ordem social que ainda persiste, como no caso da sociedade moderna que ainda vivia sob os pilares do mundo medieval. A sociedade que estava se transformando no mundo moderno, não poderia mais conviver com valores e estruturas da idade média. A Revolução Francesa consolidou-se com o lema "Liberdade, Fraternidade e Igualdade". Valores que não existiam no ANTIGO REGIME, onde prevalecia a desigualdade social através de uma sociedade marcada por estamentos, a chamada "Sociedade Estamental".

Fazer a Revolução significava destruir por completo essa estrutura desigual se rebelando contra os poderes dos Reis e da Igreja. 

A sociedade estamental era dividida em 3 ordens ou Estados:

Primeiro Estado: representado pelo Clero (igreja).
Segundo Estado: representado pelos nobres, pessoas cheias de posses e protegidas pelo rei.
Terceiro: Estado: representado pelos trabalhadores: camponeses, artesãos, escravos e os comerciantes, sendo estes uma nova classe que surgia e começava a enriquecer, chamados também de BURGUESES
Era o terceiro estado quem bancava todos os privilégios de reis, nobres e clérigos da igreja, através de trabalhos intensos e o pagamento abusivo de impostos. 

Na sociedade estamental, a posição social era fixa, ou seja, nascendo pobre as pessoas não tinham oportunidade de crescimento social, elas iriam morrer na condição de pobres. Assim como as pessoas ricas, que conseguiam manter seus privilégios através das estruturas desta sociedade, sendo comandada pela Igreja (Clero) e os reis (Monarcas). 

A Revolução Francesa nos deixou de herança algumas mudanças na organização da sociedade, principalmente na esfera política. Vamos estudar cada um desses conceitos herdados deste período, tais como:

- Governo Representativo.
- Cidadania.
- Individualismo.
- Nacionalidade.

 *********************************************************************************

Observe a imagem abaixo 



Esta é uma gravura francesa de 1789 que mostra a reação horrorizada de uma nobre (chapéu preto) e de um clérigo (roupa preta) diante do "despertar" de um membro do Terceiro Estado, que quebra as correntes que o prendiam e pega um rifle. A imagem de fundo reflete um momento marcante da revolução - a "Queda da Bastilha", que veremos nas próximas aulas. 
Através dessa imagem podemos compreender a ideia de Revolução, pois ela nos diz dos conflitos e rebeliões de uma camada social menos favorecida sobre outra camada social, privilegiada e poderosa. 

ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA > ENTREGAR NA ESCOLA NO DIA 25/05 A PARTIR DAS 10H ATÉ AS 16H.

1) Pesquise na Internet a definição dos conceitos:

a) Liberdade:
b) Fraternidade:
c) Igualdade: 
d) Governo Representativo:
e) Cidadania:
f) Individualismo:
g) Nacionalidade: 

2) Como era formada a sociedade do Antigo Regime? explique cada uma das camadas sociais. 
3) Qual é o significado do termo "Revolução"? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário