A História é uma ciência que fala das ações da humanidade no decorrer do tempo. Assim, entender o tempo e a sua importância para a História é entender melhor essa ciência.
Nós vimos em nossas aulas que o HISTORIADOR é quem vai investigar os vestígios deixados pela humanidade, através das FONTES HISTÓRICAS, que são tudo aquilo que possa trazer informações sobre o passado, contribuindo para construir O CONHECIMENTO HISTÓRICO! Os historiadores descobriram que - Nós percebemos o tempo de maneira diferente! Isso significa que o TEMPO é uma CONSTRUÇÃO CULTURAL!
OU SEJA, a noção de tempo vai mudar e variar conforme as sociedades que o vivem; a noção de tempo vai variar conforme as leis, as crenças, os hábitos, à forma de pensar, todas as capacidades adquiridas pelo homem como membro de uma SOCIEDADE.
No princípio das sociedades a contagem das sociedades estavam ligadas aos CILOS DA NATUREZA e dos astros, como o "movimento do sol", as semanas era contadas conforme as fases da lua e a medida de ano, dependia das estações.
Conforme as sociedades foram se organizando e se desenvolvendo, surgiram através do hábito de sepultamento dos ancestrais, as RELIGIÕES e, então em função das suas crenças, os povos antigos criaram sistemas de contagem do tempo - os CALENDÁRIOS - e estes eram diferentes conforme a cultura de cada sociedade. Existem diversos tipos de calendários, como: Calendário Indiano, Calendário Chinês, etc... Esse é o TEMPO CRONOLÓGICO, o tempo dos calendários, das horas , dia, mês, décadas, séculos etc..
Veja o vídeo abaixo:
COPIE O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM UMA FOLHA SEPARADA - ENTREGUE NA ESCOLA NO DIA 25/05, A PARTIR DAS 10H ATÉ AS 16H!
QUAL É O TEMPO QUE A HISTÓRIA ESTUDA?Com o tempo cronológico, as sociedades puderam registrar eventos marcantes de toda a sua trajetória. Assim, o tempo histórico estuda essas mudanças, resgatando a memória dos povos. Na história existem os tempos de CURTA, MÉDIA E LONGA DURAÇÃO.
TEMPO DE CURTA DURAÇÃO: é aqueles que dizem respeito aos eventos que fazem parte diretamente do nosso cotidiano, mas quem tem significado social, como uma greve, a inauguração de parque, uma partida de futebol. É uma medida de tempo que nós, hoje, conseguimos vivenciar.
TEMPO DE MÉDIA DURAÇÃO: é sentido por aquelas pessoas que viveram numa mesma época, ouvimos falar "anos 80", "anos 30",etc.
TEMPO DE LONGA DURAÇÃO: é aquele tempo que nós contemporâneos não conseguimos ter acesso, a não ser através do CONHECIMENTO HISTÓRICO. São os séculos, as eras, os milênios!
ATIVIDADES:
1) PESQUISE OS SIGNIFICADOS DESSAS MEDIDAS DE TEMPO:
A) QUANTOS DIAS TEM 1 ANO?
B) QUANTOS ANOS FORMAM UMA DÉCADA?
C) UM SÉCULO CORRESPONDE A QUANTOS ANOS?
D) QUANTO TEMPO TEM UM MILÊNIO?
2) PEGUE UM CALENDÁRIO NA SUA CASA E OBSERVE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NELE. EM SEGUIDA, RESPONDA:
A) HÁ DATAS COMEMORATIVAS NO SEU CALENDÁRIO, COMO OS FERIADOS? QUAIS SÃO ESSAS DATAS E FERIADOS CORRESPONDENTES? POR EXEMPLO: 7 DE SETEMBRO, DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
B) ESSE CALENDÁRIO REGISTRA OS DIAS DE MUDANÇA DAS FASES DA LUA?
- ESCREVA AS DATAS DE MUDANÇA DA LUA DO MÊS DE MAIO!M POR QUANTAS FASES A LUA PASSA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário