domingo, 17 de maio de 2020

Língua Portuguesa - Profª Soninha



                                               Atividade 1 - Leitura e Escrita 

                            Etapa 1 - Vamos conversar sobre artigo de opinião?


                                                        Texto;

                                                     Tipo(logia);

                                                        Gênero.








Após a leitura do textos, respondam às seguintes questões: 

1- O que chama atenção na composição dos textos? Que nome damos a esses gêneros?

2 - O que justifica a produção de cada um deles? Qual o provável objetivo dos autores ao escrevê-los?

3 - Que particularidades indicam escolhas do autor? De onde esses textos foram retirados?

4 - Dos gêneros apresentados, quais características os diferem do artigo de opinião, já identificado por vocês?

5 - Qual é o assunto e a questão polêmica discutida no artigo de opinião? Qual o posicionamento do autor?


Etapa 2 - Estudando elementos que compõem a estrutura do artigo de opinião:

Atividade A - Identificando a questão polêmica

Questão polêmica - Textos argumentativos têm como ponto de partida uma "questão polêmica" ou "questão controversa". Questão polêmica é aquela para qual há mais de uma resposta, ou mais de um posicionamento.

Artigo de opinião - Um artigo de opinião parte de uma questão polêmica, que envolve temas de interesse geral e que afetam um grande número de pessoas no âmbito social, político, cultural, científico, entre outros. 

  Exemplos de questões polêmicas: 
  • As notícias falsas (fake news) são motivo de preocupação?
  • A sociedade tem o direito de tirar a vida de um criminoso?
  • A política de cotas tem colaborado para diminuir as desigualdades sociais relacionadas às minorias étnicas?

  Pesquisem questões atuais e polêmicas que tem gerado discussões.


Atividade B - Identificando a tese

Tese - É o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto. É um elemento essencial na escrita de textos argumentativos. Deve ser apresentada já no início, ou seja, na introdução.

Partindo da definição encontrada acima, identifique a tese de um artigo de opinião de sua escolha.

Atividade C - Identificando os argumentos

Argumento - É o meio utilizado para persuadir, tentar convencer, fazendo com que o outro mude uma ideia ou ponto de vista.

Desenvolvam argumentos a partir das questões polêmicas pesquisadas e teses levantadas.  



Fontes: Aula - 14/05 (CMSP) e caderno do aluno 1º bimestre. Segue o link da aula:



As atividades podem ser entregues na escola às segundas-feiras das 10h às 16h,
enviadas ao E-mail: soninha_marra@hotmail.com
ou
via Whatsapp

Qualquer dúvida, estou à disposição
Bons estudos!!! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário