sexta-feira, 26 de junho de 2020

Filosofia - Prof° Arielle.


*SOLIDARIEDADE - UM FAZER COLETIVO.

A palavra solidariedade é uma "palavra gasta" hoje em nossa sociedade. É comum termos atrelada à ideia de solidariedade a questão do "ser bom" ou "fazer o bem". E por esse motivo essa palavra torna-se uma "coisa" ou uma vaga ideia, um "ideal de beleza" que todos contemplam, mas pouco vivem em seu cotiano e, muitas vezes, não conseguem mesmo dizer o que essa ação na verdade significa.  
Vivemos em uma sociedade que estimula a individualidade. A questão do eu prevalece sob a questão do nosso, vamos perdendo a noção e a vivência do que é um COLETIVO. A solidariedade dentro desse contexto é uma palavra perdida. Não sabemos de fato o que isso significa uma vez que estamos num processo de perca dos laços coletivos. É certo que esses laços não apenas se transformaram nos últimos séculos, mas foram dando lugar a um novo projeto social pautado na divisão e separação dos sujeitos sociais, na individualidade como princípio e norma e no apagamento da memória coletiva.
A solidariedade só se manifesta na sociedade, no conjunto das práticas coletivas, é no fazer cotidiano que o coletivo organizado e consciente se faz. 
A solidariedade é uma política de Estado, ela fala sobre a nossa capacidade de organização coletiva, portanto, política pública, de acesso e inclusão.

O Cuidar em conjunto é uma inspiração da cidadania. Vamos refletir sobre o bem comum?

Veja a aula abaixo:

A solidariedade está ligada com a não solidão, engana-se quem pensa que ser solidário é fazer pelo outro, em nossa percepção individualizada da vida separamos o eu e o outro. Então só aprofundamos o esvaziamento do conceito. Ser solidário é o fazer pelo nós, envolve o pensamento que inclui que integra as partes dentro de um todo comum. A palavra solidariedade vem de solidez, ou seja, é aquilo que impede que a nossa casa venha abaixo, é sólida, concreta, base para a casa humana. 

Veja o Vídeo abaixo:

                                            Filósofo Mário Sergio Cortella 

Boa Aula! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário