quinta-feira, 25 de junho de 2020

História Prof° Arielle 6°C

POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

O Índio não é uma figura do passado. Eles ainda vivem em nosso presente, são cidadãos do Brasil! Mais que isso, são os povos originários (de origem) do Brasil!

Os povos indígenas não formam um único grupo cultural, mas são vários grupos com culturas próprias e língua própria também. 

Você pode até fazer uma pesquisa sobre uma ou duas tribos indígenas, sobre as suas diferenças, sua forma de vida, suas histórias e sua visão de mundo!

Arte plumária, bela e colorida (Fotos Panorama do Turismo)

Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito antes dos portugueses chegarem aqui em 1500 através de Pedro Álvares Cabral. Desta forma, a ideia de "descobrimento" do Brasil nada mais é que o olhar do europeu sobre este capítulo da história.
Os povos europeus se viam como referência de superioridade para todos os povos e culturas, então acreditavam que estavam fazendo bem aos conquistar e dominar os povos chamados preconceituosamente por eles de "Selvagens". Termo este que colocava em oposição dois tipos de povos: os Europeus, ocidentais civilizados, representados pelo homem branco que serve ao Rei e do outro lado os povos "selvagens", povos que viviam coletivamente sem busca de dominação ou aquisição de riquezas, tinham sua própria forma de viver baseados na relação sagrada entre homem e natureza. Seus deuses era a própria natureza e os animais, que tratam com profunda reverência, até mesmo aqueles animais de caça tinham um significado espiritual para povos indígenas. Diferente do homem branco que vinha coma crença em um único Deus. 

Dizer que o Brasil foi "descoberto" é ainda afirmar o olhar europeu e colonizador sobre os povos originários do Brasil. Para os indígenas, essa "DESCOBERTA" dos portugueses foi na verdade uma "INVASÃO" do Brasil. Uma vez que esses povos já habitavam a terra Brasil, não consideram o europeu como o descobridor, mas como aquele que invadiu e roubou as riquezas do Brasil, escravizando e matando os primeiros habitantes. 

Nunca devemos estudar uma cultura diferente fazendo julgamentos segundo a nossa própria cultura. Devemos entender as culturas, seu significado interno sem cair em julgamentos de melhor ou pior, mais ou menos atrasado, e assim não cairmos em preconceitos. Podemos aprender com todas as culturas, e é justamente na troca de experiência com aquilo que é diferente de nós, que conseguimos entender mais a nossa humanidade. 

As necessidades dos povos nativos do Brasil, os índios, eram diferentes daquela dos Europeus, os portugueses, que na época viviam o mercantilismo - uma forma de economia baseada no acúmulos de materiais preciosos. Por isso o europeu buscava novas terras, para poder explorá-las, encontrar riquezas e ficarem muito poderosas. Mas os povos indígenas não viviam sob esta mentalidade, não tinha a ambição de escravizar outros povos, ou ainda de acumular riquezas destruindo a natureza. Para os Europeus, essa forma de vida do indígena era muito inocente, e até atrasada. Mas o indígena não conhecia o espírito do homem branco, não sabia tirar vantagem ou criar grandes teorias. O indígena vivia sob outros princípios que não eram menores ou atrasados em relação ao Europeu. 
Claro que índio também tinha inimigos de outras tribos. tinham sua forma de vida bastante chocantes ao europeu, como é o caso dos índios canibais - que se alimentavam de carne humana. Enfim, são muitas as diferenças e os significados destas diferenças, por isso, não devemos julgar as culturas, mas aprender com elas. Os indígenas apensar de também caçarem e utilizarem a natureza não faziam isso de maneira destrutiva como os homens brancos. 

Veja a vídeo aula abaixo:


CULTURA MATERIAL INDÍGENA

UTENSÍLIOS DO DIA A DIA


ARTE DE CAÇA E GUERRA


CERÂMICA - FAMÍLIA KARAJÁ
Muitas histórias são contadas através dessas figuras; a história oral é transmitida através da cerâmica e das bonecas indígenas. 


ARTE DO TRANÇADO INDÍGENA
Artesanato indígena - Brasil | Arte indígena brasileira

ORGANIZAÇÃO SOCIAL INDÍGENA

 Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era ele também que cuidava da vida religiosa e dos tratamentos medicinais, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.

- Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.

- A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza.

- Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.

- Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país.

- A Terra era compartilhada por todos coletivamente, não havia uma propriedade privada onde uma pessoa dizia "esta terra é só minha".

- A Mãe era figura central nas sociedades indígenas, diferente da nossa sociedade onde o pai é referência para toda a família.

CONTATO COM OS PORTUGUESES

 O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia.

- Embora muitas nações indígenas tenham enfrentado os portugueses através de guerras, ficaram desfavorecidos, pois não tinham armas de fogo como os portugueses.

ATENÇÃO!

AS ATIVIDADES DESTA AULA SERÁ ENVIADA NO WHATSAPP DO GRUPO DA SALA. É UM QUESTIONÁRIO COM 5 PERGUNTAS QUE SERÃO RESPONDIDAS POR VOCÊS NO WHATSAPP MESMO! ATENÇÃO NO GRUPO DA SUA SALA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário