terça-feira, 23 de junho de 2020

Língua Portuguesa 6º ano C - Prof Maria Eduarda

Esta atividade é referente a aula do dia 19/06


AS FACES DO VERBO
  • Verbo;
  • Flexão de pessoa e número;
  • Modo verbal;
  • Tempo verbal;
  • Locução verbal.
VERBO
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos que podem representar uma ação (correr, brincar, andar, estudar etc), um estado (estar, continuar, morar, ser, permanecer etc) ou fenômeno da natureza (chover, anoitecer, nevar, escurecer, trovejar etc).

FLEXÃO DE PESSOA E NÚMERO

Flexão em número: 
  • Singular (um sujeito): Eu, tu, ele/ela.
  • Plural (dois ou mais sujeitos): Nós, vós, eles/elas.
Flexão em pessoa: 

Singular
1ª pessoa: Eu
2ª pessoa: Tu
3ª pessoa: Ele/Ela

Plural
1ª pessoa: Nós
2ª pessoa: Vós
3ª pessoa: Eles/Elas

MODO VERBAL
São as formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato.
Existem três tipos de modos verbais:

Modo indicativo: indica uma certeza, uma realidade, um fato.
Exemplo: Mamãe faz um macarrão delicioso. 

Modo subjuntivo: indica uma dúvida, uma possibilidade, algo incerto.
Exemplo: Talvez mamãe faça macarrão para o almoço.

Modo imperativo: indica uma ordem, um pedido.
Exemplo: Faça agora, o macarrão!

TEMPO VERBAL
Indica o momento em que a ação ocorre.

Tempo no Passado (pretérito): quando a ação ocorre antes do momento da fala.
Exemplo: Ano passado eu viajei para a praia nas férias.

Tempo no Presente: quando a ação ocorre no momento da fala.
Exemplo: Eu estou contente com essa notícia.

Tempo no Futuro: quando a ação ocorre depois do momento da fala.
Exemplo: Eu ficarei feliz se aquela notícia for verdadeira.

LOCUÇÃO VERBAL
É a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica um um verbo. 
São constituídas por um verbo auxiliar e um verbo principal.
                                               ⤹ Verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos por isso   geralmente estão localizados antes do verbo principal.  Os principais verbos auxiliares são: ser, estar, ter, dever e haver.

Exemplos:

Ainda estou lendo aquele livro que você me emprestou.
             ↓          verbo principal
           verbo auxiliar                                       
                                                               
Eles devem ajudar no que puderem.
           ↓          verbo principal
   verbo auxiliar
         

Com base na explicação acima, clique no link para realizar a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário