Estudamos nas aulas anteriores o sentido da colonização e seu contexto na história econômica européia. O processo de colonização foi diferente em cada região conforme os interesses da metrópole, a colonização na América tomou a forma de colônias de exploração e de povoamento.
Vamos ver adiante a vídeo aula sobre algumas questões importantes da colonização do Brasil, para avançarmos no entendimento do processo de independência das colônias, bem como a identificação dos traços coloniais deixados na população de hoje.
Veja a vídeo aula abaixo:
As Independências na América ocorreram de maneiras diferenciadas. A influência dos países colonizadores acrescentou características específicas às colônias da Espanha, de Portugal e da Inglaterra.
O movimento de independência começou na América no século XVIII. Nesta ocasião, as Treze Colônias, que eram de propriedade da Inglaterra, se manifestaram contra as cobranças cada vez mais intensas feitas por sua metrópole. A coroa inglesa implementou uma série de impostos que exigia muito dos colonos. Revoltados, estes organizaram manifestações e assumiram posturas radicais, tendo como resultado uma guerra entre colônia e metrópole. A primeira recebeu o apoio da França, histórica rival da Inglaterra, e acabou conquistando sua independência na década de 1770.
Já o Brasil, colônia de Portugal, não passou por uma guerra contra à metrópole, caso dos Estados Unidos, ou por uma grande fragmentação do território, como aconteceu com a América Espanhola. No início do século XIX, em 1808, o rei português Dom João VI transferiu toda sua corte para o Brasil em meio a fuga dos exércitos de Napoleão Bonaparte que conquistavam os territórios na Europa. A mudança da corte alterou toda a lógica do Império Português no mundo, que passou a ter o Brasil como centro. No final da década de 1810 apenas que o rei Dom João VI resolveu retornar à Portugal como tentativa de controlar as manifestações dos burgueses de tal localidade que se viam prejudicados em função do distanciamento da coroa. Porém no Brasil ficou o príncipe regente Dom Pedro I, o qual foi convencido pela nova elite local a tornar o Brasil independente e ainda ser o primeiro imperador do mesmo. Dom Pedro I interessou-se pela proposta e declarou a independência brasileira em 1822. No Brasil não houve guerra contra Portugal, mas sim guerras internas para afirmar toda a extensão do território pertencente ao novo imperador.
ATIVIDADES:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdWScZRDh3VEKBqgFyXKlZzj8Kjty-Euu452wkZ2px9895gw/viewform?usp=sf_link
prazo de 15 dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário