quarta-feira, 17 de junho de 2020

Olimpíadas e a Pandemia - Prof Marcelo







             Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio são oficialmente adiadas para 2021. 

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.

Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional - diz o comunicado do Comitê Olímpico Internacional.








Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Se não bastasse esse contingente de pessoas, o COI e o Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até cinco milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.

No total, 178 atletas brasileiros já estavam classificados para as Olimpíadas de Tóquio. A previsão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) era a de que o número de representantes do país ficasse entre 250 e 300 competidores.

Para organizar os Jogos de Tóquio, os japoneses construíram oito instalações permanentes, dez temporárias, além de terem reformado outras 25, como o Estádio Olímpico e o Ginásio Nacional de Yoyog, que foram utilizados em 1964, na primeira vez em que as Olimpíadas foram realizadas no país.



A organização das Olimpíadas de Tóquio pode mudar os planos iniciais de que não haveria um novo adiamento do megaevento. Nas últimas semanas, a ideia ventilada por dirigentes japoneses e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) era decidir até março do ano que vem se os Jogos aconteceriam entre julho e agosto de 2021 ou seriam cancelados. Mas diante da incerteza sobre o controle da pandemia global de coronavírus e da crise econômica, Haruyuki Takahashi, membro do Conselho de Tóquio 2020, acredita que uma nova mudança de data deveria ser uma opção. 




Atividades do Texto

1-     Você concorda com o cancelamento das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020? Por quê?


2-     Segundo o texto, existe uma datada definida para os jogos?


3-     Qual edição e a previsão do número de atletas que participarão das Olimpíadas de Tóquio?

4-     Qual foi o motivo do cancelamento dos Jogos?


5-     Em que ano ocorreu a primeira Olimpíada de Tóquio?










Ilustração do Texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário