terça-feira, 16 de junho de 2020


Atividade  9 Anos B  e  C    (Entregar as atividades até dia 18 / 06  Geografia (Prof: Ediane

(2 Bimestre)
Texto 
Tema: Europa : Aspectos naturais,  culturais, políticos e sócio-  econômicos
A Europa é o continente que moldou boa parte do jeito de ser do mundo todo, especialmente do mundo ocidental, graças ao seu histórico de colonização (todos os outros continentes em algum momento foram totalmente ou parcialmente colonizados por países europeus). Até o idioma em que este texto está escrito (português) é de origem européia.
É importante notar que apesar de ser convencionada como um continente, considerando fatores políticos/históricos/culturais, na realidade o continente é a Eurásia (Europa + Ásia) já que todo o continente é separado por oceanos e mares, enquanto que a Europa e a Ásia são terras continuas, que são separadas apenas pelos montes Urais (que vão do Cazaquistão, passando pela Rússia até o Ártico).
Esta separação convencionada do continente eurasiático considera as dificuldades que sempre existiram para o contato entre os povos dos dois lados dos montes Urais. Também é esta divisão que faz com que alguns países estejam simultaneamente na Europa e na Ásia, como o caso da Rússia e da Turquia. Como essa divisão for formalizada por conta das gritantes diferenças históricas e culturais entre as civilizações asiáticas e as civilizações europeias, países como a Rússia (por sua maior proximidade cultural e histórica com a Europa) são contados mais na Europa do que na Ásia (mesmo que a maior parte de seu território esteja na Ásia.
Vários são os povos do passado e de grande fama que habitaram a Europa: Latinos, Celtas, Saxões, Anglos, Germânicos, Eslavos, entre outros. O continente quase todo foi dominado pelo Império Romano (latinos), porém posteriormente os demais povos europeus (bárbaros) foram paulatinamente derrubando o Império de Roma.

Fazer a leitura do texto e responder a questão, a resposta se encontra no texto.
1 - Quais povos do passado e de grande fama que habitaram a Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário