quarta-feira, 10 de junho de 2020

HISTÓRIA

DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS ÀS CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS


O que nós poderíamos chamar de Civilizações Clássicas? É tradicional dar esse nome àquelas civilizações que se desenvolveram na Grécia e em Roma no período da Antiguidade. Clássica deriva do latim classicu e tem como sinomínia o valor que foi posto à prova do tempo, tradicional, antigo. A nossa civilização ocidental com certeza deve muito as civilizações clássicas, formada por gregos e romanos. 
A Grécia é um dos berços da civilização europeia. Aos seus pensadores da Antiguidade devem-se grandes progressos nos domínios da filosofia, medicina, da matemática, da astronomia. As cidades-estados gregas foram pioneiras do desenvolvimento das formas de governo democrático. O patrimônio histórico e cultural da Grécia continua a repercutir-se no mundo moderno nos campos da literatura, arte, filosofia e política. A língua grega, flexível e rica, teve um papel fundamental na difusão do cristianismo, pois o Novo Testamento foi escrito em grego, sendo seu idioma uma espécie de língua universal dentro do Império Romano. 

Grécia e Roma são o ponto de partida da noção de democracia e cidadania!
O ponto importante da sociedade grega é que serviram de inspiração para os movimentos que lutaram por liberdade e igualdade, contra a tirania dos governantes e a opressão de estrangeiros.

VAMOS ADENTRAR NA HISTÓRIA DOS GREGOS? 


PONTOS IMPORTANTES PARA ESTA AULA!

- Localização: características geográficas e físicas da Grécia.
- A influência dessas características na organização social e política da Grécia.
- Períodos da Grécia.

A Grécia Antiga não corresponde às fronteiras atuais da Grécia; a Hélade, como os gregos a chamavam era formada por vários territórios. A sua região era toca acidentada, não permitindo a formação de territórios homogêneos e próximos uns dos outros, mas ao contrário, as regiões eram separadas por montanhas, mares, formando uma região fragmentada!
Desta forma, o gregos não encontraram uma região fértil, que os possibilitava viver exclusivamente de uma agricultura, porém, eles estavam muito próximos do Mar Mediterrâneo, um dos principais canais de troca comercial entre diferentes culturas.
Assim, os gregos se lançaram ao comércio como forma de enriquecimento e ampliação de seu território, recebendo influências e influenciando muito o mundo antigo através das suas viagens pelo mar. 

Veja o Vídeo abaixo:



Tais características influenciaram completamente a formação social e política da Grécia, uma vez que por ser uma região fragmentada não permitia a formação de uma única forma de governo, nem mesmo a centralização política na figura de um Rei. Assim, na Grécia formaram-se cidade-estado. 
Eram cidades que tinham seus próprios governantes, costumes, leis e regras. Cada cidade-estado tinha a sua autonomia. 
As principais cidades-estado gregas são: Esparta e Atenas.

Mas... se os gregos eram tão separados, o que os unia e os faziam identificar-se enquanto gregos?

A resposta está na cultura grega! A sua língua e sua religião eram os principais aspectos deste traço identitário. 

Segue abaixo, a periodização da Grécia em 5 períodos:


Para esta aula, vamos nos atentar aos três períodos iniciais:

1) Período Pré-Homérico -  período de povoamento da Grécia Antiga.

    - Primeira Diáspora (dispersão) Grega: Invasão dos Dórios > os povos dispersos irão colonizar várias regiões da Grécia.

2) Período Homérico - uma nova organização social vai existir, os genos. Era uma sociedade igualitária, não havia ainda propriedade privada.

    - A população cresce, mas há poucas terras férteis.  
    - Segunda Diáspora Grega.

3) Período Arcaico > Organização da Pólis, a cidade-estado grega.

Este período é muito importante para entender as principais características da Grécia, uma vez que conta como ocorreu a formação da Pólis!




Vamos fixar essa matéria através das atividades no Google Forms. Responda o questionário e encaminhe no e-mail:    ariellesb1@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário