quarta-feira, 10 de junho de 2020

HISTÓRIA Prof Arielle

OS CONHECIMENTOS TRANSMITIDOS PELAS TRADIÇÕES DA ORALIDADE

De Boca a Ouvido

A forma mais antiga de conhecer histórias é através da oralidade, a história contada pela sua avó, cuja sua bisavó contou-lhe e hoje a sua mãe lhe conta. Não há nenhum registro escrito, apenas aquilo que foi falado de geração para geração. Os povos antigos não conheciam a escrita ou muitos não sabiam ler e escrever. A partir disto, o hábito de contar histórias passou a ser de grande importância para as comunidades. 

Para muitos grupos, a oralidade é a única forma de preservar a sua história e resgatar a sua ancestralidade. No Brasil, por exemplo temos os povos que vieram da África, sendo arrancados de suas origens e obrigados a viver sob os moldes de uma cultura estranha. Assim, as tradições orais são muito importantes para essas comunidades, uma vez que preserva a memória de seu povo, através das lendas, das músicas, enfim, da história de seus costumes e seus valores.

O mesmo ocorre com os povos indígenas no Brasil. Muitos morrem e são exterminados por governantes que não reconhecem a importância do conhecimento indígena sobre a terra, a floresta, a natureza. Assim, para nós, é muito importante a oralidade dos povos indígenas, pois através deles, de sua fala, podemos conhecer melhor o nosso povo, tendo acesso a histórias que não estão no livros e na literatura!

A ancestralidade está ligada à memória, principalmente aquela transmitida pelos avós, que nos contam história de lutas, de vitórias, de sabedoria de vida. 
Através da fala transmitimos nosso conhecimento, nossas experiências e nossa cultura!

As comunidades orais são aquelas que não tem a escrita como principal meio de transmitir seus valores e sua cultura, mas através da fala e do respeito entre as gerações. 
Veja os vídeos abaixo para compreender  a importância da oralidade para diferentes povos.

Os Griot - povos da oralidade na África


A oralidade para os povos indígenas 


Sabemos que a história oral está dentro do estudo da história como uma fonte imaterial e reconhecemos a sua importância através dessas aula. 

A CUTLURA MATERIAL também é muito importante para conhecermos a história. Através dos objetos podemos perceber como os povos viviam, em que acreditavam, etc. A cultura material é o conjunto de objetos que são sentido, que dão memória a um povo em determinado período, em determinado lugar. Veja o vídeo abaixo:

OBSERVE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL PARA DIFERENTES POVOS!




RESPONDA O QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMES! RESPONDER E ENVIAR PARA O E-MAIL :  ariellesb1@gmail.com

https://docs.google.com/forms/d/1ioiddB6m6Ve4n9sHlyn6yPTue9cWR_w3zwlYPOBiwOU/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário