Link da aula completa: https://www.youtube.com/watch?v=oo3PpAjEglg
Tema: Popularização da Ciência: Informando-se e formando-se com Artigo Científico
Recapitulando a aula passada:
Artigo Científico
- É um texto que se produz, levando em conta pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultado de investigação sobre determinado assunto.
- Sua finalidade é a de levar ou infundir conhecimento científico.
- O artigo científico é encontrado na produção de dissertação do mestrado, tese de doutorado (mundo acadêmico), mas também em jornais (geralmente em cadernos específicos), revista especializadas, nos congressos, entre outros.
- Abordam assuntos variados, geralmente aqueles que passam por muitos estudos, experiências, entre outros.
- O público-alvo é para qualquer pessoas que se interesse pelo tema.
- Linguagem formal, clara e objetiva.
- Contém citações que comprovem o que foi falado
- Conclusão ao final (aonde o autor quer chegar abordando determinado assunto)
O artigo científico é caracterizado pelo texto científico cuja a função é relatar os resultados, sendo estes calçados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim em forma de relato.
No artigo científico deve haver citações.
As citações são utilizadas com o intuito dar credibilidade ao texto, validando-o.
Tipos de citações:
- Citação direta: é transcrição literal de um texto. A citação deve estar entre aspas duplas (''), quando o tamanho da citação não passar de três linhas. Caso contrário, a citação deve estar destacada, sendo apresentada com um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas e com a letra em tamanho menor.
- Citação indireta: ocorre quando a pessoa escreve o texto abordando a ideia de outro autor, usando suas próprias palavras.
- Citação de citação: acontece quando se deseja citar uma citação que o autor do texto já fez.
Podemos constatar a citação direta quando há a presença dos verbos de elocução, que são verbos que indicam a fala de outra pessoa, por exemplo:
- Antonio escreve;
- Conta Antonio;
- Antonio adiciona;
- Antonio aponta; entre outros.
A citação direta sempre terá o verbo no presente do indicativo, ou seja, sempre fará referencia a fatos reais, ou que são tratados como tal (teorias), usando o presente para indicar fatos que se passam (no agora) ou se estendem no momento em que estão sendo apresentados no texto.
No Artigo Científico também encontramos a Paráfrase, que é quando você escreve com suas próprias palavras a fala ou ideia de alguém. Existem dois tipos de paráfrase:
- Paráfrase reprodutiva: aquela que busca fidelidade às palavras emitidas pelo autor citado ao que se refere às palavras- chave. Não é um resumo, mas praticamente uma cópia do texto original.
- Paráfrase criativa: aquela em que há um breve resumo das ideias principais e que acrescenta novos significados a partir do original.
Com base na aula de hoje transmitida pelo Centro de Mídias de São Paulo, clique no link abaixo para realizar a atividade:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDDb3Ax1fxFJFofxH0pyH6l5UOEdaVUFKTjFXNlJUSUdVWjlGN0lKRTFJVS4u
Esta atividade deve ser realizada até o dia 19/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário