quinta-feira, 30 de abril de 2020

Avaliação de História_8ºs Anos B e D_1º Bimestre de 2020



Avaliação de História – 8º Ano _____
Nome:____________________________________________________________nº. ____


Data para a entrega na escola: Até o dia 13 de maio de 2020.

Atenção: O conteúdo desta prova não precisa ser impresso – sua impressão é opcional – aceitarei sem nenhum prejuízo na nota apenas uma folha devidamente identificada com as respostas.
Professor Luciano Marconi Mattioli

01. Cite as principais ideias de Montesquieu e de Rousseau sobre o ser humano e a sociedade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Por que a criação da Enciclopédia foi tão importante para o Iluminismo? Na verdade o que pretendiam seus idealizadores?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Como os ideais iluministas contribuíram para a independência da América Inglesa?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Por que a Revolução Francesa de 1789 foi tão importante para a França e para o mundo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. No final do século XVIII, às vésperas da Revolução Francesa, os membros do Terceiro Estado tinham muitas razões para estar descontentes. Quais eram estes descontentamentos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06.  Devido à grande variedade social e econômica entre os grupos que formavam o Terceiro Estado durante o período revolucionário francês do final do século XVIII foi inevitável a sua divisão em duas importantes facções políticas. Como cada grupo político passou chamado? Aponte as principais características políticas de cada um deles:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Quais foram os principais símbolos propagados durante e era revolucionária francesa? Explique sobre, pelo menos, dois deles:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08.  Das alternativas abaixo – qual se refere a uma ação que se tornaria um dos símbolos mais poderosos da revolução antiabsolutista francesa?

a) O fim da isenção fiscal do Primeiro e do Segundo Estados;
b) A convocação de conselheiros do rei Luís XVI para impor novos tributos;
c) A dissolução da Assembleia Geral por Luís XVI, por ser um órgão meramente consultivo;
d) A tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789;
e) A demissão de Necker do ministério das Finanças diante da crise francesa.
Justifique sua resposta:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Como podemos destacar a participação feminina no contexto do Iluminismo? Exemplifique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Tendo em vista os nossos estudos sobre o Iluminismo e a Revolução Francesa – indique o que pode ser feito para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Professor Luciano Marconi Mattioli
Abril de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário