Avaliação
de História – 8º Ano _____
Nome:____________________________________________________________nº.
____
Data
para a entrega na escola: Até o dia 13 de maio de 2020.
Atenção:
O conteúdo desta prova não precisa ser impresso – sua impressão é opcional –
aceitarei sem nenhum prejuízo na nota apenas uma folha devidamente identificada
com as respostas.
Professor
Luciano Marconi Mattioli
01. Cite
as principais ideias de Montesquieu
e de Rousseau sobre o ser humano e a
sociedade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Por
que a criação da Enciclopédia foi
tão importante para o Iluminismo? Na verdade o que pretendiam seus
idealizadores?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Como os ideais iluministas contribuíram para a independência da América
Inglesa?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Por que a Revolução Francesa de 1789 foi tão importante para a França e para o
mundo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. No
final do século XVIII, às vésperas da Revolução Francesa, os membros do Terceiro Estado tinham muitas razões
para estar descontentes. Quais eram estes descontentamentos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Devido à grande variedade social e econômica
entre os grupos que formavam o Terceiro
Estado durante o período revolucionário francês do final do século XVIII foi
inevitável a sua divisão em duas importantes facções políticas. Como cada grupo
político passou chamado? Aponte as principais características políticas de cada
um deles:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07.
Quais foram os principais símbolos
propagados durante e era revolucionária francesa? Explique sobre, pelo menos, dois deles:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Das
alternativas abaixo – qual se refere a uma ação que se tornaria um dos símbolos
mais poderosos da revolução antiabsolutista francesa?
a) O fim
da isenção fiscal do Primeiro e do Segundo Estados;
b) A
convocação de conselheiros do rei Luís XVI para impor novos tributos;
c) A
dissolução da Assembleia Geral por Luís XVI, por ser um órgão meramente
consultivo;
d) A
tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789;
e) A demissão de Necker do ministério das Finanças
diante da crise francesa.
Justifique sua resposta:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. Como
podemos destacar a participação feminina no contexto do Iluminismo?
Exemplifique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Tendo em vista os nossos estudos sobre o Iluminismo e a Revolução Francesa –
indique o que pode ser feito para a construção de um mundo mais justo e
igualitário.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor
Luciano Marconi Mattioli
Abril
de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário