domingo, 5 de abril de 2020

HISTÓRIA PROF° ARIELLE

AS DIFERENTES FORMAS DE SENTIR E PERCEBER O TEMPO

1 caso:

Uma pessoa que vive no Rio de Janeiro, segue o calendário e as horas que nós do interior do Estado de São Paulo vivemos. Temos feriados em datas comemorativas, como o Carnaval, a Páscoa ou feriados nacionais, como o aniversário de São Paulo, a data de Independência do Brasil. 

Este tipo de tempo é vivido segundo a ordem cronológica, respeitando as horas do relógio e os dias do Calendário. Seguimos o tempo do relógio para acordar e para dormiR.

Agora, observe o calendário dos povos indígenas, que vivem distantes da cidade e seguem outra rotina, que não obedece o tempo cronológico:

JANEIRO, MÊS DO MILHO
FEVEREIRO, MÉS DA ABÓBORA
MARÇO, MÊS DA BATATA
ABRIL, MÊS DE CURSO D'ÁGUA
MAIO, MÊS DE BANANA
JUNHO, MÊS DE TIMBÓ
JULHO, MÊS DE PERIQUITO
AGOSTO, MÊS DE TRACAJÁ
SETEMBRO, MÊS DE "KUARUP"
OUTUBRO, MÊS DE PEQUI
NOVEMBRO, MÊS DE CHUVA
DEZEMBRO, MÊS DE MELANCIA

OBSERVE: eles seguem ritmos diferentes, como o da colheita ou plantio de frutas, a festa do "kuarup" e até mesmo o curso d'agua. Seguem o tempo da NATUREZA.

ATIVIDADE:

1) ELABORA UM CALENDÁRIO INDÍGENA ATRAVÉS DAS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ TEVE ACIMA. 

2) ELABORE UM CALENDÁRIO PARA AS ESTAÇÕES DO ANO.


OBS: VOCÊ PODE FAZER ESSA ATIVIDADE ATRAVÉS DE DESENHOS. DEIXE-O BEM COLORIDO E BONITO. GUARDE A FOLHA PARA ENTREGAR PARA A PROFESSORA NO RETORNO DAS AULAS. 




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