quarta-feira, 29 de abril de 2020

Jogos Eletrônicos x Brincadeiras Antigas - Prof Marcelo


                 

                  Brincadeiras Antigas  X  Jogos Eletrônicos

           
              
                   1-  Jogos Eletrônicos

                Os games nem sempre foram interativos e realistas como são agora. Para saber disso, basta conhecer os primeiros jogos que se popularizaram nas décadas de 70 e 80. O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico da história, é um bom exemplo de como eram os jogos da época.

Assita ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lXBsntzZAnY.



                           A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo (ao mesmo foi ela quem popularizou os videogames domésticos). A partir daí, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o aprimoramento gráfico (design) dos jogos também.

                          Entre as décadas de 70 e 80 a Nintendo - empresa japonesa fabricante de jogos - marcaria história com a criação do jogo Super Mario Bros. que, mais tarde, se tornaria um dos jogos mais populares do mundo.



                      




                          Outro fato importante para a evolução dos videogames foi a utilização de componentes de computador (processador, memória RAM, placa de vídeo...) nas produções dos consoles. Foi isso que a Sony fez com o Playstation. O Playstation também trouxe outros avanços tecnológicos, como o cartão de memória, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto em que parou.

                         Em 2006 a Nintendo volta a revolucionar com o lançamento do Nintendo Wii, videogame que possibilitou maior interação do usuário com o jogo.

                        Com níveis de interação ainda mais elevados, a Microsoft lança seu 
primeiro videogame, o Xbox. Além de surpreender com o desempenho gráfico dos jogos, o Xbox conta ainda com o acessório Kinect, que possibilita ao jogador controlar o jogo sem utilizar nenhum tipo de controle. Com o Kinect a pessoa é o próprio controle!

Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=hKV_2mRAgdw&feature=youtu.be

      Certamente a história não termina por aqui. Com o avanço da tecnologia e a criatividade dos grandes produtores, os jogos eletrônicos continuarão a nos surpreender.







            2-  Brincadeiras Antigas

     

   
               


                      Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
                     Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
                     Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
                     Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.
                      Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.

- Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.

- Roda: em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações delas. Lembramos de algumas músicas como atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.

- Escravos de Jó: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.



                      Você sabia que?



                   Os brinquedos de antigamente eram feitos a mão, com materiais reciclados. Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Maria, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.



       









Atividades do Texto


01-   Qual o nome do personagem do jogo mais famoso da empresa Nintendo?




02-   Escreva algumas brincadeiras antigas que você conhece.




03-   Quais os utensílios domésticos utilizados pelas crianças antigamente, para criar seus brinquedos?




04-   Atualmente como as crianças se divertem? Que tipo de brinquedos?




05-   Você concorda que antigamente as crianças usavam mais a criatividade nas brincadeiras? Por quê?





Ilustração do Texto



















Boa atividades a todos.

Saudades de vocês!!!
                

Um comentário: