O homem desde o início utilizou-se de ferramentas para a sua sobrevivência, como a pedra lascada que passou a ser polida e afiada. O desenvolvimento do fogo, a utilização de peles, ossos, madeira e etc. Os metais surgiram na vida Humana, no final do período Neolítico.
Período de transição, o Mesolítico não ocorreu em todo o mundo. Seu registro é feito, principalmente, onde a glaciação teve maiores efeitos. Surgido há dez mil anos, o fim do período é mercado pelo surgimento da agricultura. Embora menor que as outras divisões, foi no mesolítico que o desenvolvimento humano foi acelerado.
Nas ferramentas, a metalurgia possibilitou a criação de lanças, machados e outros materiais desenvolvidos que melhoraram o desempenho na caça e nas atividades desenvolvidas diariamente.
O primeiro corpo mineral utilizado pelo homem pré-histórico foi o cobre. Posteriormente, através de sua mistura com o estanho, foi possível obter o bronze, realidade que permitiu a criação de armas mais poderosas. Finalmente, passou-se a utilizar o ferro a partir de 1500 a.C.
O uso dos metais representou um grande avanço para o homem daquela época. As novas e mais eficientes ferramentas permitiam o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Com essa melhoria, o homem começou a se deparar com o excedente, isto é, a quantidade de alimentos que era produzida além das necessidades. Foi assim, em função da disputa por tais excedentes produtivos, que se iniciaram os primeiros conflitos entre os indivíduos.
Aqueles que venciam as disputas passaram a impor seu domínio sobre os vencidos, nascendo assim a figura da propriedade privada e da desigualdade social. Desta forma, a partir deste momento também surgia a necessidade de um agente regulador das relações entre os homens: o Estado.
COPIE EM SEU CADERNO O TRECHO DESTACADO EM VERMELHO!
1) ESCREVA: QUAIS ASPECTOS DA IDADE DOS METAIS, VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário