quinta-feira, 30 de abril de 2020

Avaliação de História_9º Ano A_1º Bimestre de 2020



Avaliação de História – 9º Ano A
Nome:____________________________________________________________nº. ____

Data para a entrega na escola: Até o dia 13 de maio de 2020.

Atenção: O conteúdo desta prova não precisa ser impresso – sua impressão é opcional – aceitarei sem nenhum prejuízo na nota apenas uma folha devidamente identificada com as respostas.
Professor Luciano Marconi Mattioli

01. A República brasileira teve dificuldades para criar símbolos nacionais autênticos. De que forma podemos salientar que a criação da própria bandeira republicana é um bom exemplo que destaca essa dificuldade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. É possível identificar quatro projetos que visavam estabelecer a república no Brasil. Nas linhas abaixo escreva, pelo menos, sobre um deles:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Por que os regimes políticos e governos criam símbolos como bandeiras, hinos, heróis?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Como pode ser definida a chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, quarto presidente da República brasileira (1898 a 1902)?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. Explique a expressão: “voto de cabresto":
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Durante o início da República no Brasil vimos que a grande maioria da população foi excluída do direito ao voto. Isso, contudo, não significou ausência de participação política – essa população passou a se manifestar por meio de críticas publicadas em parte da imprensa, protestos, rebeliões, saques e greves. Tendo isso em vista faça uma pesquisa e escreva uma síntese sobre uma das revoltas indicadas a seguir:

-Canudos

-Contestado

-Cangaço

-Revolta da Vacina

-Greve Geral de 1917

-Revolta da Chibata

Orientações: Apresente dados sobre a localização e duração da revolta, seus líderes (ou grupo mais envolvido), causas e principais consequências (desfecho):


Professor Luciano Marconi Mattioli
Abril de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário