domingo, 5 de abril de 2020

História Prof° Arielle

ENCICLOPÉDIA


Enciclopédia francesa em cinco volumes com destaque parNa era digital, editora ainda fatura com enciclopédia Barsa no ...


       Os pensadores Iluministas tinham sede de razão e queriam divulgar a importância da ciência e do pensamento racional, para o maior número de pessoas. 


Um dos meios de divulgação muito importantes deste período foram as Enciclopédias. Contendo mais de 70 000 artigos e verbetes, a obra é um inventário de todo o conhecimento humano da época, nas mais diversas áreas: filosofia, ciências, matemática, história, religião, artes, entre outras. A Enciclopédia desafiou alguns dogmas da Igreja Católica ao incentivar o pensamento livre, encontrando resistência entre o clero.

A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas até então. Seu caráter de divulgação universal do conhecimento inspirou a criação de outras enciclopédias, entre elas a Britânica.

Acompanhe o vídeo a seguir:

"O Ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete".


Faça uma pesquisa e Responda em seu caderno:

1) Quais são as raízes do pensamento científico?
2) Em que se baseia o pensamento científico? 
3) Quais eram os principais objetivos das Enciclopédias.

Denis Diderot (1713-1784) e Jean D·Alembert (1717-1783)

A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert (1717-1783), responsável pela parte de ciências e matemática. Mas os vários volumes foram escritos por um coletivo de autores, especialistas nas mais diversas disciplinas, chamados para sintetizar o conhecimento em sua área. Eram, na maioria, grandes nomes de seu tempo. Entre eles estão Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Buffon, Quesnay, Grimm, d·Holbach e muitos outros.

Era um grandes defensores da razão como guia de descobertas, pois através da ciência se questiona as verdades morais e absolutas, derrubando-as. 

Denis Diderot – Wikipédia, a enciclopédia livre     Jean le Rond d'Alembert – Wikipédia, a enciclopédia livre
Diderot                                  Jean D. Almbert


Acompanhe o vídeo abaixo, para melhor entendimento e resolução das questões acima. 




Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário