segunda-feira, 27 de abril de 2020

AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM

Atividades da semana do dia 27 à 30/04.
Copiar os textos no caderno e ao voltar às aulas irei vistá-los.
Os exercícios copiar as perguntas e respondê-las em uma folha separada para me entregar.

As transformações da paisagem
Paisagem é parcela do espaço percebida por nossos sentidos (visão, audição, olfato, etc), ou seja, o conjunto de elementos naturais e culturais que observamos em determinado espaço geográfico e momento.  As transformações nas paisagens podem ocorrer de maneira lenta (por exemplo na expansão urbana) ou de maneira intensa (por exemplo após a erupção de um vulcão). 
Sabemos que o uso do espaço pelos seres humanos envolve os fatores econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais. Se as paisagens existem através de suas formas, a importância de sua observação e análise consiste em entender a história dos grupos sociais, as formas de produção e o uso dos elementos naturais. Sendo assim, a partir da paisagem podemos revelar as possíveis relações entre a sociedade e o seu espaço. 
As paisagens são transformadas pela ação do ser humano para dar lugar as atividades econômicas, moradia e obtenção de recursos naturais, o que pode causar danos ao meio ambiente, como a destruição da vegetação, que provoca a redução da umidade do ar e a erosão pela retirada da vegetação, pois o solo fica exposto à chuva e ventos. No mundo todo são poucas áreas que ainda não foram transformadas pela ação humana, no Brasil temos algumas como a Floresta Amazônica.
Os seres humanos procurando criar um mundo com maior comodidade ou qualidade de vida, tem causado a degradação dos ambientes naturaisprovocando a poulição das águas, solo e ar; mudando a natureza por um ambiente mais moderno cheio de prédios.
Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência. As mais favoráveis à vida e, por esse motivo, mais habitadas, acabam sendo as mais transformadas: matas são substituídas por lavouras e pastagens, originando paisagens agrárias; surgem cidades, que constituem as paisagens urbanas; instalam-se fábricas, que formam as paisagens industriais; constroem-se estradas, pontes, aeroportos, túneis; minérios são explorados em minas.
Muitas das transformações das paisagens ocorrem de maneira indireta, sem intenção deliberada, como a destruição das matas pela chuva ácida, ou das zonas costeiras pelo derramamento de petróleo.
Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior é o grau de interferência dos seres humanos sobre a paisagem. As sociedades tradicionais não provocam modificações expressivas e permanentes nas paisagens, já que vivem da coleta, caça e pesca e se deslocam quando os recursos se esgotam. Mas sociedades mais complexas como a nossa podem modificar intensamente o meio. A ação humana sobre a natureza é responsável pela contaminação da atmosfera e das águas e pela alteração do relevo.

IMPACTOS DAS INTERVENÇÕES HUMANAS
A atividade humana está relacionada a diversos outros impactos ambientais negativos, como a erosão, redução da biodiversidade, esgotamento de recursos, poluição. Por conta disso, é necessário adotar atitudes sustentáveis e conscientes, que visam preservar a vida e minimizar a destruição do planeta.
Ações antrópicas são as ações exercidas pelo homem. Essa expressão ficou conhecida quando se viu a necessidade de se falar sobre as alterações provocadas pelo ser humano no meio ambiente e quais eram os impactos causados. O espaço geográfico é produzido pela relação entre a sociedade e a natureza, portanto, a ação humana tem gerado mudanças no meio ambiente.
Quando nos referimos à palavra impacto, é comum associarmos a algo negativo. Porém, é importante dizer que o termo “impacto” refere-se às consequências das alterações provocadas no meio ambiente, sejam elas positivas, sejam negativas.
As ações antrópicas têm impactado negativamente o planeta, prejudicando as gerações futuras.


Atualmente, a sociedade apresenta um modo de produção e ação sobre o meio ambiente cada vez mais insustentável. Muitos recursos da natureza têm sido usados pelo homem de maneira desregrada, demonstrando certa despreocupação com a sua disponibilidade. A industrialização associada à mentalidade capitalista de produção e consumo exagerado desencadeou ações que visam apenas à obtenção de lucro, aumentando então os problemas socioambientais, visto que produzir mais requer explorar mais os recursos naturais.
ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas. O que antes parecia distante da nossa realidade agora já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, como o racionamento de água, o horário de verão em alguns países como alternativa para diminuir o consumo de energia, inundações recorrentes, secas devastadoras e mudanças climáticas.
→ Agravamento do aquecimento global
O meio ambiente passou a ser alvo de discussões frequentes a partir do século XX, quando o aquecimento global, a extinção de diversas espécies em todo o mundo e o esgotamento dos recursos naturais tornaram-se pauta dos principais estudos relacionados às ações antrópicas. A maior parte dos estudiosos relaciona o aquecimento global ao excesso de gases poluentes (gases do efeito estufa) emitidos para a atmosfera. A camada de gases que se forma acaba impedindo que a radiação solar disperse-se, o que provoca um aquecimento anormal do planeta. As causas do aquecimento global também estão associadas ao desmatamento e à queima de combustíveis fósseis.
→ Maré Negra
O derramamento de petróleo provocado pela extração falha tem prejudicado a vida marinha. As algas não conseguem fazer fotossíntese e, consequentemente, não há produção de oxigênio, colocando em risco toda a vida marinha.
→ Desflorestamento
Uma das ações antrópicas mais vistas refere-se à retirada da vegetação para a agropecuária ou para a indústria madeireira. As consequências do desflorestamento são a perda de habitat de muitas espécies de animais, empobrecimento dos solos nas regiões em que a vegetação é retirada, alteração das condições climáticas da região afetada, entre outros problemas ambientais.
→ Uso inadequado dos recursos hídricos
A falta de água já é uma realidade em várias partes do mundo em virtude do uso indevido dos recursos hídricos pelo homem. São exemplos de ações antrópicas quem podem afetar a água:
1. Uso irregular da água para irrigação de monoculturas por meio do desvio das águas de mananciais por parte de agricultores e fazendeiros;
2. Uso intenso de agrotóxicos nas lavouras, que acabam atingindo o solo e, com as águas das chuvas, podem chegar aos lençóis freáticos, contaminando-os e prejudicando a qualidade da água;
3. Poluição de rios e mares com derramamento de esgoto.
 Processo de urbanização
A multiplicação das cidades em razão do crescimento populacional tem causado alterações no meio ambiente. Muitas cidades não foram planejadas e acabam ocupando áreas de preservação, alterando o curso dos rios e diminuindo a área verde, que é essencial à manutenção da vida humana.
É uma necessidade mundial buscar iniciativas que diminuam os impactos negativos causados ao meio ambiente pela ação do homem. Atualmente, há inclinações para ações que visem ao desenvolvimento sustentável, ou seja, que haja um desenvolvimento que utilize os recursos naturais de maneira adequada e sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras, com o objetivo de se discutir o que é possível fazer para preservar o meio ambiente.
Hoje em dia, há tendências de desenvolvimento sustentável para minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente.
 A  recuperação de um rio 

   É possível reduzir - ou mesmo eliminar - a poluição dos rios, como comprova a história do Rio Tâmisa, que atravessa a cidade de Londres.
   Por volta de 1860, o Tâmisa já era u rio malcheiroso e biologicamente morto. Quase 150 anos depois e graças a investimentos pesados em sua despoluição, os londrinos voltaram a pescar nele. 

Ações antrópicas positivas para o meio ambiente


Ações antrópicas que visam a preservar o meio ambiente são consideradas positivas. Já é realidade em muitos discursos a preocupação em recuperar o que foi degradado na natureza. Termos como revitalizar e replantar estão presentes em vários estudos que pretendem minimizar os efeitos provocados pelo homem no meio ambiente. A proposta acerca do desenvolvimento sustentável iniciou-se nos anos 1980. No ano de 1972, na Suécia, aconteceu a primeira conferência mundial sobre o meio ambiente, organizada pela ONU. A segunda conferência foi realizada no Brasil e ficou conhecida como ECO-92.
São exemplos de ações antrópicas positivas:
1. Reflorestamento: essa ação antrópica visa a recuperar áreas que foram degradadas. O replantio traz benefícios ao solo, à biodiversidade da área e às condições climáticas.
2. Uso de filtros nas indústrias: usar filtros que diminuam a emissão de gases poluentes é uma importante ação que pode ser adotada pelas indústrias.
3. Utilização de produtos biodegradáveis: os produtos biodegradáveis possuem menor tempo de decomposição e não geram resíduos poluentes.
4. Incentivo de políticas para a educação ambiental: mudar a mentalidade da população é um grande passo para o desenvolvimento e ao mesmo tempo um grande desafio.
5. Recuperação de matas ciliares: recuperar as matas ciliares evita inundações nas grandes cidades e possíveis deslizamentos de terra. As matas ciliares são coberturas vegetais que desempenham uma função essencial no meio ambiente: estabilizam os solos, evitando erosões e, consequentemente, ajudam na manutenção da qualidade da água e da biodiversidade da região.
    
Outras ações de impactos positivos no meio ambiente não tão distantes da nossa realidade são:
  • Poupar energia;
  • Usar os recursos hídricos de forma consciente;
  • Criar o hábito da coleta seletiva do lixo;
  • Não descartar lixo nas ruas e rios, evitando assim inundações e problemas ecológicos;
  • Evitar o uso de produtos descartáveis e de material plástico.
                              AS PAISAGENS PRESERVADAS
É uma paisagem que não foi alterada pelo homem. olha paisagem preservada e aquela que não sofre ou não sofreu nenhuma modificação pelo ser humano.

As paisagens naturais ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:

           -  muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção ; 

           -  são fontes de pesquisas científicas ; 

           -  algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças ; 

           - apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo ; 

       - nelas há comunidades humanas que vivem de maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. 

   Essas paisagens podem estar em áreas particulares, cujo uso e proteção são responsabilidade do proprietário, ou em terras do Estado, que deve assegurar a conservação e a preservação desses lugares, restringindo sua utilização. 

As unidades de conservação

   Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao Estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
   As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas à proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como da população e da cultura locais. São as chamadas unidades de conservação.
   As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos : 

    -  unidades de uso sustentável, cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos;
    - unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos. 

* Uso sustentável = exploração racional (inteligente) dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza. 

LUGAR,IDENTIDADE E CULTURA
Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. ... Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
A identidade cultural diz respeito às representações de um “povo” ou uma “cultura”, bem como o sentimento de pertencimento em relação a eles. Desse modo, ela não vem com o indivíduo ao nascer, mas é construída ao longo da vida em relação aos outros.
Assim, a identidade cultural serve para unir diferentes pessoas em torno de uma representação de sua cultura. Em muitos casos, ela é importante para defender direitos de sobrevivência, como é o caso dos povos indígenas no Brasil.
Lugar:A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. Se pesquisarmos no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados a espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros. No entanto, o conceito de lugar para a Geografia é alvo de um debate mais específico, ganhando novos contornos.
  • Cultura: é a forma simbólica em que seres humanos organizam e deixam para as futuras gerações seus modos de vida. No entanto, não se pode pensar que as culturas são coisas rígidas e imutáveis. Na verdade, dentro de uma própria “cultura”, existe uma variedade de padrões de comportamento, bem como irregularidades.
  • Identidade: é algo que se é em relação aos outros; por exemplo: ser mãe, ser mulher, ser professora etc. Nessa dinâmica, é possível identificar alguns como iguais a você, e outros como diferentes, ou até mesmo opostos. É importante notar que as identidades não vêm ao nascer, mas são construídas ao longo da vida e também variam.
  • Representações socias: são discursos e imaginários sobre algo que são compartilhados por várias pessoas. Logo, nem sempre a representação social que mais circula na sociedade corresponde à realidade. Por exemplo, é comum que indígenas sejam considerados erroneamente como atrasados, exóticos e inadaptados à modernidade.

Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar. Tudo depende da abordagem empregada na utilização do termo, bem como da corrente de pensamento relacionada com a teoria em questão. Por isso, ao longo da história do pensamento geográfico, esse conceito foi alvo de vários debates, ganhando gradativamente novos contornos.
Nos estudos clássicos da Geografia, o estudo tinha uma importância secundária, tendo sua noção vinculada ao local. Em uma escala de análise, referia-se, dessa forma, apenas a uma porção mais ou menos definida do espaço. No entanto, essa ideia foi sendo enriquecida ao longo do tempo e do avanço das discussões.
Atribui-se a Carl Sauer a primeira grande contribuição para a valorização do conceito de lugar Para o autor, a paisagem cultural é quem define o estudo da Geografia e o sentido do lugar estaria vinculado à ideia de significação dessa paisagem em si. A partir daí, esse importante termo foi sendo vinculado não ao local, mas ao significado específico, ou seja, aos atributos relativos e únicos de um dado ponto do espaço, transformando suas impressões em sensações únicas.
Com essa evolução, sobretudo pelas contribuições de autores como Yi-Fu Tuan e Anne Butiimer, a ideia de lugar passou a associar-se à corrente filosófica da fenomenologia que, basicamente, trata os fatos como únicos, partindo da compreensão do ser sobre a realidade e não da realidade em si, esta tida como inatingível. Por isso, o lugar ganhou a ideia de significação e, mais do que isso, de afeto e percepção.
Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.
Espaços públicos de convivência e lazer são frequentemente abordados e estudados pela Geografia a partir da ideia de lugar. Em alguns casos, estudos geográficos com base nessas premissas foram responsáveis pela mudança na arquitetura de praças e espaços de lazer, sobretudo no sentido de adequar tais locais à compreensão e percepção das pessoas e à ideia que essas tinham de como deveria ser o seu lugar.

EXERCÍCIOS
Questão 1
Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
Coluna 01
(1) Paisagem Natural
(2) Paisagem Cultural
Coluna 02
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais
Questão 2
A paisagem reproduz a expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.
MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.27
Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que:
I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.
II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e naturais.
III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.
IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma transformação das paisagens.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) II, III e IV
d) I, III e IV
e) Todas estão corretas.
Questão 3
A paisagem resguarda em si uma combinação de elementos do presente e do passado. Mais do que uma expressão puramente visual, muitas vezes ela resulta de uma interação entre o ser humano e o ambiente, podendo alcançar um aspecto até mesmo emocional.
Nesse sentido, podemos considerar a paisagem cultural como:
a) instrumento mecânico de percepção da realidade.
b) produtora de discursos individualmente percebidos.
c) reflexo direto da compreensão humana.
d) resultado dos significados subjetivos.
e) reprodução visual das atividades afetivas sociais.
Questão 4
(UEPB)
A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84).
A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.
Questão 5
Charge retratando a “morte” da natureza
Charge retratando a “morte” da natureza
Fonte: Angeli. Disponível em: Uol.com
Uma causa e uma consequência da ação antrópica ilustrada na charge acima está corretamente expressa em:
a) intensificação da política agroindustrial – diminuição das fontes de energia limpa
b) aumento da demanda por recursos – ampliação da poluição atmosférica
c) expansão da fronteira agrícola – exposição dos solos aos agentes intempéricos
d) reordenamento rural-urbano do Brasil – agravamento do aquecimento global
e) contenção da produção manufaturada – enfraquecimento da matriz energética
Questão 6
Mais de 90% dos municípios brasileiros sofrem com a ocorrência de impactos ambientais, de acordo com a Pesquisa de Informações Municipais de 2008, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) […]. A ocorrência de impactos que afetaram as condições de vida da população foi registrada em 829 dos 5.564 municípios, o que equivale a 14,9%. O problema é mais comum nas Regiões Norte (24,1% dos municípios) e Nordeste (20,3% dos municípios). A Região Sul é a que tem menos frequência desse registro, com 9,3%.
Adaptado de: G1, Brasil (12/12/08). Disponível em: <http://g1.globo.com>
As cidades também sofrem com os problemas ambientais. Entre esses problemas, aquele que possui caráter essencialmente antrópico é:
a) inversão térmica
b) ilhas de calor
c) aquecimento global
d) má drenagem do solo
e) efeito estufa
Questão 7
Hidrelétrica de Wivenhoe, no Reino Unido
Hidrelétrica de Wivenhoe, no Reino Unido
As hidrelétricas são um exemplo da intervenção do homem sobre a natureza. Uma consequência ambiental da construção de barragens para a produção de energia é:
a) emissão de CO2 na atmosfera a partir das áreas florestais inundadas.
b) diminuição da umidade em razão da escassez de água.
c) menor oferta de recursos naturais não renováveis.
d) maior concentração de populações ribeirinhas ao redor das áreas ocupadas pelas águas.
e) diminuição da concentração de oxigênio nas bacias de drenagem diretamente afetadas.
Questão 8
(UECE)
“A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.”
RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.
A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem:
a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.
Questão 9
Explique o conceito de paisagem preservada.Cite exemplos.
Questão 10
Quais os dois grupos que a unidade de conservação foi dividida? E explique cada uma.

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