EXERCÍCIOS
1. No caderno, defina: latitude, longitude,
paralelos e meridianos.
2. Suponha
que você esteja no Rio Grande do Sul. Que referencias você usaria se tivesse de
utilizar um mapa para explicar a um amigo onde fica o estado do Acre?
3. Qual é
a diferença entre os movimentos de rotação e translação da Terra? Explique e
mencione uma consequência direta de um desses movimentos.
4. Se o
eixo de rotação terrestre não apresentasse inclinação em relação ao plano de
órbita da Terra ao redor do Sol, o que mudaria nas estações do ano?
5. Qual é
a necessidade de estabelecer um meridiano central ( no caso, o meridiano de
Greenwich) para determinar as horas no mundo?
6. Se uma
pessoa residente em Brasília fosse telefonar para um amigo em Moscou (Rússia)
às 22 horas no horário de lá, em qual horário em Brasília essa ligação teria de
ser feita?
7. Que
horas serão em Varsóvia (Polônia) quando em Belo Horizonte forem 15 horas? Leve
em conta que o horário de Verão está vigorando em Belo Horizonte e que Varsóvia
está ajustada ao horário de Greenwich,
8. Observe
os mapas a seguir e faça o que se pede.
a) No
mapa 1, identifique os estados de Santa Catarina e do Amapá e, no mapa 2, a
Mongólia e Moçambique. Para cada mapa, comente a posição desses territórios, um
em relação ao outro.
b) Como o
uso da latitude e da longitude podem auxiliar na resposta ao item anterior?
9. Observe
o gráfico abaixo.
Veja o exemplo: o ponto A
situa-se ao norte do ponto D. Agora, observe os pontos B,C e D e identifique a
posição de cada um em relação ao outro, utilizando os pontos cardeais e os
colaterais. Utilize a rosa dos ventos para se orientar.
10. Compare
as imagens a seguir. A imagem 1 mostra uma galáxia; a 2 representa Júpiter e
alguns de seus satélites, a 3 é uma imagem de satélite mostrando a região
metropolitana de Vitória, e a 4 é uma foto dessa cidade feita a partir do
Convento da Penha. Agora, responda:
a) O que
mudou de uma imagem para outra?
b) Os
referenciais de localização são os mesmos em cada uma delas? Quais seriam eles?
IMAGEM 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
11. De
acordo com o texto reproduzido a seguir, responda: Qual é o foco da Geografia e
sua relação com a representação cartográfica.
Pertencendo, ao mesmo tempo, ao domínio das
ciências da Terra e ao das ciências humanas, a Geografia tem por objeto próprio
a compreensão do processo interativo entre sociedade e natureza, produzindo,
como resultado, um sistema de relações e de arranjos espaciais que se expressam
por unidades paisagísticas identificáveis. Esse enunciado, por si só, aponta
para a dimensão e o enorme alcance de seu conteúdo, enquanto análise integrada
de duas categorias indissociáveis: o espaço terrestre e a transformação nele
operada pela atividade humana ao longo do tempo histórico.
Em nossa opinião, a Geografia é, portanto, a
única que, sem deixar de pertencer à categoria das geociências, integra também
o quadro das ciências sociais, onde ocupa posição de destaque enquanto
decodificadora das paisagens construídas pela ação antrópica. Ao realizar essa
tarefa, nas várias escalas de grandeza, e de forma integrada e dinâmica, a
Geografia constitui um setor do conhecimento muito bem estruturado e com
marcante identidade. [...] A Geografia não dissocia os aspectos culturais dos
naturais e nisso reside sua singularidade. Analisa a ecosfera em seus cinco
componentes (atmosfera, litosfera, hidrosfera, biosfera e antroposfera), os
quais se encontram em permanente processo interativo e de intercâmbio de
influências. [...]
CONTI, José Bueno. Resgatando a “fisiologia da paisagem”. Revista do Departamento de
Geografia, São Paulo, n. 14, p. 59, 2001. Disponível em http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/RDG/RDG_14/RDG14_Conti.pdf.
Acesso em: 27 nov. 2015.
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