quinta-feira, 30 de abril de 2020

TERRITÓRIO BRASILEIRO

Atividades da Semana do dia 27 à 30/04
Fazer em folha separada para entregar.
Copiar as perguntas dos exercícios e respondê-las.

                                                As fronteiras brasileiras
O que são fronteiras brasileiras?
A região de fronteira é todo limite entre dois países. ... As fronteiras brasileiras colocam o país em contato com dez nações da América do Sul. Conheça as fronteiras do Brasil: Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e Guiana Francesa.

Como são formadas as fronteiras?

A fronteira surgiu com o Estado Territorial, o qual teve origem com a transição do Estado Medieval ao Estado Absolutista e, consequentemente, ao Estado Moderno. ... Por fim, no sentido cultural, usa-se o termo “fronteiras” para designar a divisão cultural entre um grupo de pessoas, por exemplo.
Qual é a importância das fronteiras?
Importância de demarcar o território brasileiro. Uma fronteira pode dividir qualquer coisa desde classes sociais, econômicas, cidades, estados, países e continentes.
Quais são os definidores das fronteiras brasileiras?
Os definidores das fronteiras brasileiras são: rios = 50%; serras = 25%; lagos = 5%; linhas geodésicas = 20%.
Quais são as principais características do Brasil?
São 8.547.403 km², o que o torna o terceiro maior país das Américas e o quinto maior do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. ... O seu território faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e do Chile. O litoral é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.
Qual o tamanho da fronteira brasileira?
Brasil é o maior país da América do Sul, com um território que se estende por cerca de 47% da porção centro-oriental do continente sul-americano. Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas.
Quais são os limites e fronteiras do Brasil?
Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.




O que são fronteiras impermeáveis?
Podemos afirmar que as fronteiras evidenciadas como impermeáveis são aquelas formadas por muros, e mais ainda, de forma mais simbólica, por monitoramente realizado pelo Estado, visando impedir a entrada de migrantes.
O que são as fronteiras?
Uma fronteira é uma linha convencional que marca os confins de um Estado. ... O governo de um país tem autoridade dentro dos limites das suas fronteiras.
Como se deu a formação das atuais fronteiras do Brasil?
Fronteiras do Brasil. O Brasil tem uma área superior a 8.500.000 quilômetros quadrados. Antes mesmo de ser uma nação soberana, seu território começou a ser delimitado com a assinatura dos Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), que trataram da separação das terras espanholas das portuguesas na América.
A partir da criação dos Estados como ação, todos eles sentiram a necessidade de estabelecer fronteiras, promovendo a separação entre os países para que não houvesse uma intervenção da soberania, ou seja, para que um país não tentasse ingressar no território vizinho.
Os limites entre os territórios têm como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos. Após esse processo foram implantadas linhas imaginárias que são, em grandes casos, marcadas por meio de elementos naturais como rios, lagos, serras e montanhas ou uma construção de um marco artificial sobre o terreno.
Diversas vezes a expressão limite é confundida com fronteira, no entanto, essa corresponde à toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detém parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima.
As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produzem um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.
Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.
Ao todo, o Brasil apresenta 23.102 km de fronteiras, sendo que 15.735 km são compostos por fronteiras terrestres e 7.367 km são fronteiras marítimas. Na América do Sul, o Brasil faz fronteira com quase todos os países do continente, com exceção apenas do Chile e também do Equador, o que representa toda a faixa de limitações terrestres do nosso país

O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul
O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul

Já nas áreas oceânicas, as fronteiras brasileiras estendem-se durante todo o Oceano Atlântico e são formadas quase que totalmente por praias e regiões completamente habitáveis, elevando o potencial turístico brasileiro. Vale lembrar que, além do espaço terrestre, o Brasil detém soberania sobre 12 milhas além do litoral (Mar Territorial), sem falar nas zonas contíguas e zonas econômicas exclusivas, que foram estabelecidas em tratados internacionais.
Em geral, quando falamos em território brasileiro, falamos em um espaço muito amplo e privilegiado, pois, além de ser um dos maiores países do mundo, o Brasil também é um dos que possuem as maiores áreas habitáveis e produtivas. Isso acontece porque os países maiores do que o nosso apresentam, em geral, muitas áreas inóspitas, como regiões polares, montanhosas ou desérticas, o que praticamente inexiste no Brasil. Portanto, em termos naturais, podemos dizer que o Brasil é um espaço dotado de inúmeras riquezas e importâncias.
A formação do atual território do Brasil, contudo, remonta ao século 14, início da chamada Era dos Descobrimentos, quando as monarquias ibéricas mostravam-se pioneiras nas grandes navegações.
Nossas fronteiras foram definidas com base nas características naturais da paisagem, como rios e lagos, ou em acidentes topográficos, como montanhas, serras e picos elevados. Somente nos lugares em que não havia possibilidade de se aplicar esse recurso demarcatório é que foram utilizadas as linhas geodésicas, que correspondem às linhas traçadas no terreno tendo como referências as coordenadas geográficas: paralelos e meridianos.
A determinação dos nossos limites territoriais - tanto os que separam internamente os estados, quanto os que marcam a separação do Brasil de seus vizinhos - é definida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1944. A partir de 1991, com a modernização da tecnologia, os limites passaram a ser determinados por satélites de posicionamento, com a criação do GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Os definidores das fronteiras brasileiras são: rios = 50%; serras = 25%; lagos = 5%; linhas geodésicas = 20%.
O Brasil é um país imenso, de características continentais e muitas fronteiras. A região de fronteira é todo limite entre dois países.
O Brasil possui uma fronteira muito grande e complexa. Por isso, existe tanta dificuldade por parte do governo federal para controlar e proteger essas regiões.
No total, o Brasil possui 15.179 km de fronteiras com países da América do Sul. Os únicos países da região qu não fazem fronteira com o Brasil são Chile e Equador.
O Brasil é o maior país da América do Sul, e seu território se estende por 47% da porção centro-oriental do continente sulamericano. Além das fronteiras terrestres, O Brasil ainda tem 7.367 km de fronteiras marítimas.
A marcação das fronteiras do Brasil é feita por GPS – Sistema de Posicionamento Global. Mas, os definidores das fronteiras são, na maioria dos casos, rios, serrras, lagos e linhas geodésicas.

As fronteiras brasileiras colocam o país em contato com dez nações da América do Sul.

Conheça as fronteiras do Brasil:

Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e Guiana Francesa.

A noroeste: Colômbia.

A oeste: Peru e Bolívia.

A sudoeste: Paraguai e Argentina.

Ao sul: Uruguai.
A fronteira marítima do Brasil vai da foz do rio Oiapoque, na divisa do Amapá com a Guiana Francesa, ao norte, até o arroio Chuí, na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ao sul.

O Brasil protege suas fronteiras a partir das determinações do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa.

O governo mantém a Divisão de Fronteiras (DF) e a Segunda Comissão Demarcadora de Limites para proteger as fronteiras. Esses órgãos são responsáveis por cuidar das atividades nas fronteiras do Brasil com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Existe uma tropa encarregada de garantir a soberania do Brasil e a proteção das fronteiras. As Forças Armadas trabalham para impedir que quadrilhas de tráfico de drogas e contrabando atuem nas fronteiras brasileiras.

A defesa das fronteiras faz parte do Plano Estratégico Nacional de Defesa. Segundo o governo federal, a segurança nas áreas de fronteiras será duplicada até 2014, como reforço na fiscalização.
DO "arquipélago" ao "continente"
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais.
Arquipélagos continentais: Os arquipélagos continentais são formados de partes dos continentes que se soltaram. Esses arquipélagos começaram a se formar na época da desfragmentação da Pangeia e estão sempre próximos dos continentes.
A frase Brasil do arquipélago ao continente se refere de quando os portugueses achavam que era apenas uma ilha o Brasil, e com passar do tempo com as explorações descobriu-se que na verdade era um continente, pelo tamanho do país (por isso o ao continente, o brasil é de dimensões continentais).

BRASIL: do arquipélago ao continente

Pode-se relacionar o referido mapa (1890) com o conceito de “meio natural”, que integra a tipologia (O estudo dos elementos similares que constituem uma dada composição arquitetônica.) da sucessão dos meios geográficos no Brasil. Entre o século XVI e o início do XX, é possível destacar que durante séculos o Brasil pode ser comparado a um “arquipélago” ou país desarticulado.
Em síntese pode-se destacar: o povoamento concentrado no litoral e ao longo dos rios; ausência de integração entre as áreas econômicas mais ativas e densamente povoadas, pois estavam isoladas umas das outras, comunicando-se apenas por via marítima; a ocupação econômica até meados do século XX, foi estimulada, principalmente, pela demanda de produtos para o comércio exterior.
O meio natural é evidenciado pelos ciclos econômicos ocorridos no Brasil, como a produção de açúcar no litoral nordestino, a exploração do ouro e de pedras preciosas a partir do século XVIII, responsável pela incorporação de novas regiões à fronteira econômica (os atuais Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). O Rio de Janeiro torna-se muito importante no cenário da mineração, devido às necessidades de escoamento e de fiscalização da produção mineral, tornando-se assim a capital da colônia em 1763.
O homem começa a se sobrepor ao império da natureza a partir do momento que o mesmo começa a construir e fazer uso de sistemas técnicos. A vigência desse meio geográfico é composta de vários subperíodos, durante os quais o território brasileiro incorporou máquinas, como telégrafos, ferrovias, portos, de forma seletiva, caracterizando-se esse meio por desigualdades regionais, como pode ser observado no mapa (1940) a seguir.






Associando as modificações ocorridas entre os mapas de 1890 e 1940, é possível salientar o desenvolvimento da economia cafeeira no Sudeste e um novo processo de valorização do território brasileiro, observando a transição entre o meio natural e o técnico.
Nesse período ocorre uma relativa integração do território, uma industrialização intensa em São Paulo e arredores, permitindo que a cidade e o Estado adquirissem papel central na vida econômica do país e a construção de Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), marco representativo do processo de interiorização do país.
Embora os dados naturais expliquem aspectos das atuais diferenças regionais do território brasileiro, nas últimas décadas o crescente acréscimo de ciência e tecnologia ao território configura-se como o elemento central da diferenciação.
O território brasileiro apresenta novas e significativas transformações como: infraestrutura e integração nacional; diversificação econômica e desconcentração industrial; nova fase de urbanização, onde a urbanização e povoamento que estavam exclusivamente no litoral passam agora para todo o território brasileiro, surgindo novas cidades médias em todo o país.


EXERCÍCIOS
Questão 1
Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil.
a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela
Questão 2
Analise o mapa da América do Sul e indique, através da utilização da rosa dos ventos, o sentido das fronteiras do Brasil com os seguintes países:

a) Uruguai
b) Suriname
c) Peru
d) Colômbia
e) Argentina
Questão 3
O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:
a) Suriname
b) Chile
c) Bolívia
d) Paraguai
e) Argentina
Questão 4
Cite os principais problemas nas fronteiras do Brasil com os países sul-americanos.
Questão 5
Uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando sobre o Rio Paraná, separa o país do:
a) Uruguai
b) Bolívia
c) Equador
d) Paraguai
e) Peru
Questão 6
Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) o Brasil é um país com dimensões continentais.
b) a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância de seus pontos extremos.
c) a localização do Brasil indica-se por longitudes negativas, no hemisfério ocidental.
d) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade climática do país.
Questão 7
“Moro num país tropical, abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)”.

(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,

a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.

b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.

c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.

d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.
Questão 8
As fronteiras brasileiras, todas elas posicionadas na América do Sul, totalizam 23.102 quilômetros de extensão. Desse total, mais de 15 mil quilômetros encontram-se em terras emersas, fazendo fronteira com todos os países sul-americanos, exceto:
a) Venezuela e Colômbia
b) Chile e Equador
c) Uruguai e Guiana Francesa
d) Panamá e Peru
Questão 9
(Faculdade Trevisan)
Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.
Questão 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário