O PAI DA ECONOMIA
O pensador Adam Smith foi o principal representante do conjunto de ideias que ficou conhecido como liberalismo econômico. Dentre as principais ideias que esse tipo de pensamento oferece estão a de que o estado é legitimamente poderoso se for rico; para que o estado possa enriquecer ele precisa ter atividades econômicas com foco no capitalismo.
A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO
Para expandir as suas atividades capitalistas o estado precisa dar liberdade econômica e política para que os grupos particulares possam operar. É a ideia de que a economia tem regras próprias para acontecer, como uma mão invisível que se autorregula e, desta forma, não precisa da intervenção do Estado. Os interesses privados devem prevalecer.
A obra principal da carreira de Adam Smith é “A riqueza das nações” em que ele faz a defesa da forma como acredita que a economia deveria ser conduzida para que ocorra o jogo da oferta e da procura.
ATENÇÃO! ESSES AUTORES SÃO BASE DO PENSAMENTO MODERNO E TAMBEM CONTEMPORÂNEO. AINDA VIVEMOS SOB A INFLUÊNCIAS DESSAS FILOSOFIAS E SÃO BASTANTE COBRADAS EM VESTIBULARES, ENEM E PARA SEU ENTENDIMENTO DOS ACONTECIMENTOS ATUAIS.
Vídeo de Apoio:
CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, DA AULA ANTERIOR:
3) PESQUISE E EXPLIQUE A IDEIA DE LIBERDADE DE MERCADO, ADVINDA DAS IDEIAS DE JOHN LOCKE.
PARA FACILITAR, AQUI ESTÃO AS 3 QUESTÕES QUE É PARA FAZER EM FOLHA SEPARADA. VAI SERVIR COMO UM TRABALHO. REFERENTE A ESSA AULA E A AULA ANTERIOR.
ResponderExcluir1) Como acontece a divisão dos poderes na nossa sociedade hoje, tanto nos municípios, quanto nos Estados? Explique e relacione essa condição atual às ideias de Montesquieu. (mínimo de 10 linhas, máximo de 20 linhas).
2) Aponte quais as diferenças das ideias de Rousseau em relação aos outros autores, apresentados nos vídeos. (mínimo de 5 linhas).
3) PESQUISE E EXPLIQUE A IDEIA DE LIBERDADE DE MERCADO, ADVINDA DAS IDEIAS DE JOHN LOCKE.
Credo quanta coisa
ResponderExcluir