9ºAno A (oito aulas –
revisão – História)
01. Explique por que a Segunda Revolução
Industrial pode ser considerada uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Num
célebre filme italiano chamado A Grande
Guerra, o ator Vittorio Grassman um pobre e ignorante trabalhador rural que
dizia – “esta não é a minha guerra!”
MOTA, Carlos G.; LOPEZ, Adriana.
História e Civilização. São Paulo: Ática, 1995. p. 144.
A
Primeira Guerra Mundial foi a guerra de qual classe social? Explique qual grupo imaginava que se
beneficiaria com o conflito?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Explique
a seguinte afirmativa:
“A
Primeira Guerra Mundial foi um conflito sem ‘mocinhos e bandidos’: todos os
participantes a desejaram e a provocaram”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Leia
o fragmento a seguir para responder o que se pede.
“As
massas seguiram as bandeiras de seus respectivos Estados em abandonaram os
líderes que se opuseram à guerra. Na verdade, deles restavam poucos, ao menos
em público. Em 1914, os povos da Europa foram alegremente massacrar e ser
massacrados”.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios.
1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p.451.
a)
De acordo com o texto, como a população europeia reagiu à guerra?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
De acordo com o que você estudou, o que explica essa reação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.
Leia o fragmento a seguir.
“O
que distingue a guerra de outros conflitos sociais, nos quais também estejam
presentes a violência e a morte, é a sua abrangência como fenômeno histórico.
Independentemente dos motivos que levaram os países à luta, toda a sociedade,
todas as forças econômicas toda a capacidade intelectual das comunidades
nacionais são engajadas no esforço de guerra. Mesmo aqueles que, aparentemente,
continuam a rotina de suas ocupações sentem-se rodeados por pressões materiais
e psicológicas que a tudo contaminam. A vida muda e a forma de pensar também. É
o momento em que cada um dos oponentes se convence de que possui mais
qualidades morais e motivos para lutar do que seu adversário. A fórmula é
sempre a mesma: nós os bons, os civilizados. Somos constrangidos a lutar com
eles, os maus, os selvagens”.
JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira
Grande Guerra. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.3-4.
Em
sua opinião, ocorreu na Primeira Guerra Mundial o que a autora descreve?
Justifique sua resposta com argumento e exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Por
que podemos afirmar que até mesmo os países vencedores da Primeira Guerra
Mundial saíram perdendo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Em
11 de novembro de 2008, dia em que se comemorava os 90 anos do término da
Primeira Guerra Mundial, o Jornal Folha
de S. Paulo, em uma de suas reportagens sobre o tema, apresentava a
seguinte manchete: “Primeira Guerra ajudou a desenhar a ordem mundial na qual os EUA
lideram”.
Com
base no que você estudou sobre a Primeira Guerra, explique a manchete do
jornal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Como
podemos caracterizar um regime comunista?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. Explique
sobre o conceito que Karl Marx chamou de “luta de classes”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Leia o documento a seguir. Trata-se de um trecho do discurso de Lênin, no
Congresso dos Sovietes, que foi decisivo para a Revolução de outubro de 1917.
“As
próprias massas oprimidas é que irão formar o governo. O velho aparelho de
Estado será destruído, e um novo aparelho administrativo será criado sob a
forma das organizações soviéticas. Agora começa uma nova era na história da
Rússia, e esta terceira revolução levará finalmente à vitória do socialismo.
Uma das nossas tarefas imediatas é acabar com a guerra. Mas, para acabar com
esta guerra, intimamente ligada à ordem capitalista, é claro que o próprio
capitalismo tem de ser vencido [...]. Na Rússia devemos começar imediatamente a
construção de um Estado socialista proletário. Viva a revolução socialista
mundial!”.
FERRO, Marc. A Revolução Russa de
1917. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 103-104.
a)
Quais foram os objetivos imediatos propostos por Lênin no discurso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Segundo Lênin, a Revolução deveria ficar restrita à Rússia? Explique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Leia
atentamente o documento abaixo:
"DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES
DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917
1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma
indenização, a propriedade latifundiária. 2) Todas as propriedades dos
latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus
inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês
de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da
Assembleia Constituinte. 3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que
pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal
revolucionário. Presidente do Soviete de Comissários do
Povo – Vladimir Ulianov - Lênin".
(ln: NENAROKOV, A. P. 1917:
"a Revolução mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,
1967. p.169).
A edição deste decreto
pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder
exprime a necessidade de:
a) explicitar o caráter camponês da Revolução
Russa.
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus
bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários (fazendeiros)
e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo
seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a
nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus
direitos.
e) garantir a propriedade privada da terra para os
novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados, Camponeses e antigos
fazendeiros.
12. Tendo
por base o documento apresentado na questão anterior – defina o termo soviete:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Um forte abraço!
Professor Luciano Marconi Mattioli – abril de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário