quarta-feira, 1 de abril de 2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA_PROF. LUCIANO MARCONI MATTIOLI_9º Ano A


9ºAno A (oito aulas – revisão – História)

01. Explique por que a Segunda Revolução Industrial pode ser considerada uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Num célebre filme italiano chamado A Grande Guerra, o ator Vittorio Grassman um pobre e ignorante trabalhador rural que dizia – “esta não é a minha guerra!”
MOTA, Carlos G.; LOPEZ, Adriana. História e Civilização. São Paulo: Ática, 1995. p. 144.

A Primeira Guerra Mundial foi a guerra de qual classe social? Explique qual grupo imaginava que se beneficiaria com o conflito?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Explique a seguinte afirmativa:
“A Primeira Guerra Mundial foi um conflito sem ‘mocinhos e bandidos’: todos os participantes a desejaram e a provocaram”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Leia o fragmento a seguir para responder o que se pede.

“As massas seguiram as bandeiras de seus respectivos Estados em abandonaram os líderes que se opuseram à guerra. Na verdade, deles restavam poucos, ao menos em público. Em 1914, os povos da Europa foram alegremente massacrar e ser massacrados”.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p.451.
a) De acordo com o texto, como a população europeia reagiu à guerra?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) De acordo com o que você estudou, o que explica essa reação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. Leia o fragmento a seguir.

“O que distingue a guerra de outros conflitos sociais, nos quais também estejam presentes a violência e a morte, é a sua abrangência como fenômeno histórico. Independentemente dos motivos que levaram os países à luta, toda a sociedade, todas as forças econômicas toda a capacidade intelectual das comunidades nacionais são engajadas no esforço de guerra. Mesmo aqueles que, aparentemente, continuam a rotina de suas ocupações sentem-se rodeados por pressões materiais e psicológicas que a tudo contaminam. A vida muda e a forma de pensar também. É o momento em que cada um dos oponentes se convence de que possui mais qualidades morais e motivos para lutar do que seu adversário. A fórmula é sempre a mesma: nós os bons, os civilizados. Somos constrangidos a lutar com eles, os maus, os selvagens”.

JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.3-4.

Em sua opinião, ocorreu na Primeira Guerra Mundial o que a autora descreve? Justifique sua resposta com argumento e exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. Por que podemos afirmar que até mesmo os países vencedores da Primeira Guerra Mundial saíram perdendo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Em 11 de novembro de 2008, dia em que se comemorava os 90 anos do término da Primeira Guerra Mundial, o Jornal Folha de S. Paulo, em uma de suas reportagens sobre o tema, apresentava a seguinte manchete: “Primeira Guerra ajudou a desenhar a ordem mundial na qual os EUA lideram”.

Com base no que você estudou sobre a Primeira Guerra, explique a manchete do jornal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08. Como podemos caracterizar um regime comunista?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Explique sobre o conceito que Karl Marx chamou de “luta de classes”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Leia o documento a seguir. Trata-se de um trecho do discurso de Lênin, no Congresso dos Sovietes, que foi decisivo para a Revolução de outubro de 1917.

“As próprias massas oprimidas é que irão formar o governo. O velho aparelho de Estado será destruído, e um novo aparelho administrativo será criado sob a forma das organizações soviéticas. Agora começa uma nova era na história da Rússia, e esta terceira revolução levará finalmente à vitória do socialismo. Uma das nossas tarefas imediatas é acabar com a guerra. Mas, para acabar com esta guerra, intimamente ligada à ordem capitalista, é claro que o próprio capitalismo tem de ser vencido [...]. Na Rússia devemos começar imediatamente a construção de um Estado socialista proletário. Viva a revolução socialista mundial!”.

FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 103-104.

a) Quais foram os objetivos imediatos propostos por Lênin no discurso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Segundo Lênin, a Revolução deveria ficar restrita à Rússia? Explique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11.  Leia atentamente o documento abaixo:

"DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917
1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária. 2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte. 3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.     Presidente do Soviete de Comissários do Povo – Vladimir Ulianov - Lênin".
(ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169).

A edição deste decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder exprime a necessidade de:

a) explicitar o caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários (fazendeiros) e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados, Camponeses e antigos fazendeiros.

12. Tendo por base o documento apresentado na questão anterior – defina o termo soviete:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Um forte abraço!
Professor Luciano Marconi Mattioli – abril de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário