3ªs séries A e B (quatro aulas –
revisão – História)
Leia
o seguinte texto-documento para responder as questões 01, 02 e 03:
“No
final do século XIX, a concorrência entre países industrializados era muito
grande. Segundo a lógica econômica e política desses países na época, se um
produto inglês fosse exportado, as chances de um produto similar francês
atender um mesmo comprador ficariam reduzidas; da mesma forma, se os franceses
ocupassem uma colônia, os ingleses não teriam aquele território como mercado.
Alemães, italianos, belgas e outros pensavam da mesma maneira. Instalou-se,
assim, um clima de disputa, que se tornou cada vez mais tenso, uma vez que
restavam poucas áreas no mundo para ser ocupadas, e a produção industrial não
parava de aumentar”.
01. De
que forma é possível relacionar o assunto do fragmento de texto com o fato da
Primeira Guerra Mundial ocorrida entre os anos de 1914 a 1918?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. O
texto também retrata um clima de disputa entre os países europeus que culminou
em um processo denominado imperialismo. Tendo isso por base – quais eram
territórios mais disputados pelas nações europeias neste período?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Diante
desse cenário de grande tensão imposto por rivalidades econômicas e
nacionalistas, alguns países que possuíam rivais comuns iniciaram uma nova
política. Que política foi esta? Exemplifique:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial – tivemos um período denominado de
Paz Armada – explique sobre as características desse período:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Leia
o fragmento a seguir para responder o que se pede.
“As
massas seguiram as bandeiras de seus respectivos Estados em abandonaram os
líderes que se opuseram à guerra. Na verdade, deles restavam poucos, ao menos
em público. Em 1914, os povos da Europa foram alegremente massacrar e ser
massacrados”.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios.
1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p.451.
a)
De acordo com o texto, como a população europeia reagiu à guerra?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
De acordo com o que você estudou, o que explica essa reação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. O que podemos dizer sobre o papel das mulheres durante a
Primeira Guerra Mundial? Faça uma pesquisa sobre esse tema.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07.
Leia o fragmento a seguir.
“O
que distingue a guerra de outros conflitos sociais, nos quais também estejam
presentes a violência e a morte, é a sua abrangência como fenômeno histórico.
Independentemente dos motivos que levaram os países à luta, toda a sociedade,
todas as forças econômicas toda a capacidade intelectual das comunidades
nacionais são engajadas no esforço de guerra. Mesmo aqueles que, aparentemente,
continuam a rotina de suas ocupações sentem-se rodeados por pressões materiais
e psicológicas que a tudo contaminam. A vida muda e a forma de pensar também. É
o momento em que cada um dos oponentes se convence de que possui mais qualidades
morais e motivos para lutar do que seu adversário. A fórmula é sempre a mesma:
nós os bons, os civilizados. Somos constrangidos a lutar com eles, os maus, os
selvagens”.
JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira
Grande Guerra. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.3-4.
Em
sua opinião, ocorreu na Primeira Guerra Mundial o que a autora descreve?
Justifique sua resposta com argumento e exemplos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. A
industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou
o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a segunda Revolução
Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):
a)
substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional;
b)
transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista;
c)
manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas
conquistadas;
d)
procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;
e) busca de novos mercados consumidores para
as manufaturas e os capitais excedentes dos países.
Justifique
sua resposta:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. A
Primeira Guerra Mundial é conhecida como a “guerra das trincheiras”.
Trincheiras eram:
a)
canhões de longo alcance, especialmente criados pelos alemães, para esse
conflito bélico;
b)
formações militares que indicavam a presença da cavalaria à frente da
infantaria;
c)
um tipo de metralhadora, instalada, principalmente, nas asas dos aviões;
d)
longas valetas cavadas na terra, protegidas por toras de madeira e arame
farpado;
e)
o nome pelo qual ficaram conhecidas as granadas de mão, que eram acionadas por
um pino.
Justifique
sua resposta:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Leia
o documento a seguir. Trata-se de um trecho do discurso de Lênin, no Congresso
dos Sovietes, que foi decisivo para a Revolução de outubro de 1917.
“As
próprias massas oprimidas é que irão formar o governo. O velho aparelho de
Estado será destruído, e um novo aparelho administrativo será criado sob a
forma das organizações soviéticas. Agora começa uma nova era na história da
Rússia, e esta terceira revolução levará finalmente à vitória do socialismo.
Uma das nossas tarefas imediatas é acabar com a guerra. Mas, para acabar com
esta guerra, intimamente ligada à ordem capitalista, é claro que o próprio
capitalismo tem de ser vencido [...]. Na Rússia devemos começar imediatamente a
construção de um Estado socialista proletário. Viva a revolução socialista
mundial!”.
FERRO, Marc. A Revolução Russa de
1917. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 103-104.
a)
Quais foram os objetivos imediatos propostos por Lênin no discurso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Segundo Lênin, a Revolução deveria ficar restrita à Rússia? Explique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Quem
eram os sovietes? Por que eles foram decisivos para mudar a história da Rússia?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Em
uma folha avulsa elabore mais cinco questões que contemplem os temas
estudados e as responda ou, se
preferir, elabore um texto que
demonstre todo o seu conhecimento adquirido durante as nossas últimas aulas.
Um forte abraço!
Professor Luciano Marconi Mattioli – abril de 2020.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir