quarta-feira, 1 de abril de 2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA_PROF. LUCIANO MARCONI MATTIOLI_3ªs Séries do E. Médio A e B


3ªs séries A e B (quatro aulas – revisão – História)
                                                               
Leia o seguinte texto-documento para responder as questões 01, 02 e 03:

“No final do século XIX, a concorrência entre países industrializados era muito grande. Segundo a lógica econômica e política desses países na época, se um produto inglês fosse exportado, as chances de um produto similar francês atender um mesmo comprador ficariam reduzidas; da mesma forma, se os franceses ocupassem uma colônia, os ingleses não teriam aquele território como mercado. Alemães, italianos, belgas e outros pensavam da mesma maneira. Instalou-se, assim, um clima de disputa, que se tornou cada vez mais tenso, uma vez que restavam poucas áreas no mundo para ser ocupadas, e a produção industrial não parava de aumentar”.


01. De que forma é possível relacionar o assunto do fragmento de texto com o fato da Primeira Guerra Mundial ocorrida entre os anos de 1914 a 1918?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. O texto também retrata um clima de disputa entre os países europeus que culminou em um processo denominado imperialismo. Tendo isso por base – quais eram territórios mais disputados pelas nações europeias neste período?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Diante desse cenário de grande tensão imposto por rivalidades econômicas e nacionalistas, alguns países que possuíam rivais comuns iniciaram uma nova política. Que política foi esta? Exemplifique:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial – tivemos um período denominado de Paz Armada – explique sobre as características desse período:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. Leia o fragmento a seguir para responder o que se pede.

“As massas seguiram as bandeiras de seus respectivos Estados em abandonaram os líderes que se opuseram à guerra. Na verdade, deles restavam poucos, ao menos em público. Em 1914, os povos da Europa foram alegremente massacrar e ser massacrados”.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p.451.
a) De acordo com o texto, como a população europeia reagiu à guerra?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) De acordo com o que você estudou, o que explica essa reação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. O que podemos dizer sobre o papel das mulheres durante a Primeira Guerra Mundial? Faça uma pesquisa sobre esse tema.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. Leia o fragmento a seguir.

“O que distingue a guerra de outros conflitos sociais, nos quais também estejam presentes a violência e a morte, é a sua abrangência como fenômeno histórico. Independentemente dos motivos que levaram os países à luta, toda a sociedade, todas as forças econômicas toda a capacidade intelectual das comunidades nacionais são engajadas no esforço de guerra. Mesmo aqueles que, aparentemente, continuam a rotina de suas ocupações sentem-se rodeados por pressões materiais e psicológicas que a tudo contaminam. A vida muda e a forma de pensar também. É o momento em que cada um dos oponentes se convence de que possui mais qualidades morais e motivos para lutar do que seu adversário. A fórmula é sempre a mesma: nós os bons, os civilizados. Somos constrangidos a lutar com eles, os maus, os selvagens”.

JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.3-4.

Em sua opinião, ocorreu na Primeira Guerra Mundial o que a autora descreve? Justifique sua resposta com argumento e exemplos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08. A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional;
b) transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista;
c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas;
d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;
e) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países.

Justifique sua resposta:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. A Primeira Guerra Mundial é conhecida como a “guerra das trincheiras”. Trincheiras eram:

a) canhões de longo alcance, especialmente criados pelos alemães, para esse conflito bélico;
b) formações militares que indicavam a presença da cavalaria à frente da infantaria;
c) um tipo de metralhadora, instalada, principalmente, nas asas dos aviões;
d) longas valetas cavadas na terra, protegidas por toras de madeira e arame farpado;
e) o nome pelo qual ficaram conhecidas as granadas de mão, que eram acionadas por um pino.

Justifique sua resposta:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Leia o documento a seguir. Trata-se de um trecho do discurso de Lênin, no Congresso dos Sovietes, que foi decisivo para a Revolução de outubro de 1917.

“As próprias massas oprimidas é que irão formar o governo. O velho aparelho de Estado será destruído, e um novo aparelho administrativo será criado sob a forma das organizações soviéticas. Agora começa uma nova era na história da Rússia, e esta terceira revolução levará finalmente à vitória do socialismo. Uma das nossas tarefas imediatas é acabar com a guerra. Mas, para acabar com esta guerra, intimamente ligada à ordem capitalista, é claro que o próprio capitalismo tem de ser vencido [...]. Na Rússia devemos começar imediatamente a construção de um Estado socialista proletário. Viva a revolução socialista mundial!”.

FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 103-104.

a) Quais foram os objetivos imediatos propostos por Lênin no discurso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Segundo Lênin, a Revolução deveria ficar restrita à Rússia? Explique:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Quem eram os sovietes? Por que eles foram decisivos para mudar a história da Rússia?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Em uma folha avulsa elabore mais cinco questões que contemplem os temas estudados e as responda ou, se preferir, elabore um texto que demonstre todo o seu conhecimento adquirido durante as nossas últimas aulas.






Um forte abraço!
Professor Luciano Marconi Mattioli – abril de 2020.



Um comentário: