domingo, 5 de abril de 2020

História Prof° Arielle

ERA NEOLÍTICA (10.000 a.C. - 4.000 a.C.): Nova Idade da Pedra ou Idade da Pedra Polida.

         Com o fim da Era das Glaciações, há dez mil anos, a Terra começou a adquirir as suas características atuais. As regiões temperadas tornaram-se mais quentes e as mediterrâneas mais secas. Nas regiões temperadas da Europa surgiram as florestas. Migrações provocadas por alterações climáticas levaram ao povoamento da América e da Austrália.

Acompanhe o vídeo abaixo:
















A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA OU NEOLÍTICA


      Estavam criadas as condições que deram origem à grande revolução da Pré-História - chamada por antropólogos de Revolução Agrícola ou Neolítica. Em volta de 7000 a.C. alguns grupos tornaram-se sedentários; pararam de vagar para procurar alimento, ou seja, deixaram de ser nômades, e passaram a assentar-se num território fixo, tornando-se sedentários.

O homem começou o cultivo de cereais e a domesticação de ovelhas e gado, abandonando a vida de caçador e coletor.  Na era anterior, os caçadores eram os provedores do sustento da comunidade, seus defensores naturais e líderes. A descoberta do fogo, por exemplo, permitiu melhor aquecimento, defesa e alimentação, aumentando, assim, suas condições de sobrevivência.

O que você vê?
Essa é uma pintura feita em cavernas, chamada Pintura Rupestre, que antecedeu a escrita. Os homens do paleolítico e neolítico, utilizavam-se desses desenhos para retratar o dia a dia. A pintura rupestre é uma das formas que permitiram o conhecimento aos homens contemporâneos da vida na Pré- História.
A Imagem abaixo é do grupo Zoomórfico (representação de animais) e retrata a domesticação de animais e o cultivo da terra pelo homem, momentos da vida com a Revolução Agrícola. 




ATIVIDADE NO CADERNO

1) Explique os fatores que permitiram ao homem deixar de ser NÔMADE e passar a ser SEDENTÁRIO.
2) O que significava ser Nômade, no período estudado?
3) O que significava ser Sedentário, no período estudado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário