quinta-feira, 2 de abril de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

  AUTOBIOGRAFIA (fragmento)
Leia o texto para responder as questões abaixo.

Nasce uma menina

    No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe, e ninguém deu os parabéns a meu pai.Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse um sinal auspicioso. Meus pai não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira; então uma vizinha ajudou minha mãe. O primeiro bebê de meus pais foi natimorto, mas eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci menina num lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás de cortinas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar.
  Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio. O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai, foi um dos poucos  a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma de dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô, e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maioria dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito. Ao fim da linha escreveu "Malala". O primo riu, âtonito. Meu pai não se importou. Disse que olhou nos meus olhos assim que nasci  e se apaixonou. Comentou com as pessoas: "Sei que há algo diferente nessa criança". Também pediu aos amigos para jogar frutas secas, doces e moedas em meu berço, algo reservado somente aos meninos.
  Meu nome foi escolhido em homenagem a Malalai de Maiwand, maior heroína do Afeganistão. Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e Afeganistão [...] sempre nos unimos contra forasteiros que tentam conquistar nossas terras. Todas as crianças pachtuns crescem ouvindo a história de como Malalai inspirou o Exército afegão a derrotar o britânico na Segunda Guerra Anglo-Afegã , em 1880.
  Malalai era filha de um pastor de Maiwand, pequena cidade de planícies empoeiradas a oeste de Kandahar. Quando tinha dezessete anos, seu pai e seu noivo se juntaram às forças que lutavam para pôr fim a ocupação britânica. Malalai foi para o campo de batalha com outras mulheres da aldeia, para cuidar dos feridos e levar-lhes água. Então viu que os afegãos estavam perdendo a luta e, quando o porta-bandeira caiu, ergueu no ar seu véu branco e marchou no campo, diante das tropas.
  [...]
  Malalai foi morta pelos britânicos, mas suas palavras e sua coragem inspiram os homens a virar a batalha. Eles destruíram uma briga inteira - uma das piores derrotas da história do Exército britânico. Os afegãos construíram no centro de Cabul um monumento à vitória de Maiwand. [...] Muitas escolas de meninas no Afeganistão têm o nome dela. Mas meu avô, que era professor de teologia e imã da aldeia, não gostou que meu pai me desse esse nome. “É um nome triste”, disse. “Significa luto, sofrimento”.
  [...]
  Meu pai contava a história de Malalai a toda pessoa que viesse à nossa casa. E eu adorava, assim como amava ouvir as músicas que ele cantava para mim e a maneira como meu nome flutuava ao vento quando alguém o chamava.
                                 LAMB, Christina; YOUSAFZAI, Malala. Eu sou Malala. Tradução de George Schlesinger, et al. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

GLOSSÁRIO
Auspicioso: que gera esperanças; prometedor; de bom agouro.
Forasteiro: aquele que é estranho à terra onde se encontra ou que é de fora.
Natimorto: refere-se ao feto viável que foi expulso morto do útero materno.
Pachtuns: também chamados de pachtos ou pastós, são um grupo etnolinguístico formado por afegãos e paquistaneses que se caracteriza pela língua própria, pelo código de honra religioso pré-islâmico e pela prática do islamismo.
Parteira: mulher que auxilia quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir, mesmo não sendo médica.
Âtonito: aquele que está espantado; admirado; perplexo.


POR DENTRO DO TEXTO ( Copiar e responder as questões no caderno)

  1. Releia os dois primeiros parágrafos do texto e assinale alternativa que melhor responde à pergunta. Por que, no dia em que Malala nasceu, as pessoas tiveram pena de sua mãe e não deram parabéns a seu pai?

  1. Malala veio ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga e isso era considerado auspicioso. 
  2. O pai de Malala não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira, então uma vizinha ajudou sua mãe.
  3. O primeiro bebê de seus pais foi natimorto, mas ela veio ao mundo chorando e dando pontapés.
  4. Malala nasceu menina em um lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, mas as filhas são escondidas atrás de cortinas.

      2.   Leia o fragmento a seguir, retirado do texto.
O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai,  foi um dos poucos a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma de dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô, e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maioria dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito.

  • Em sua opinião, qual foi a intenção do pai de Malala ao riscar na árvore genealógica uma linha a partir de seu nome no formato de um pirulito? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     3. O nome de Malala foi escolhido em homenagem a Malalai de Maiwand, a maior heroína do Afeganistão. No terceiro parágrafo lemos:
    Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e Afeganistão [...] sempre nos unimos contra forasteiros que tentam conquistar nossas terras.

Agora, releia o quarto parágrafo ao final do texto e responda:
  1. Quem eram os forasteiros contra quem Malalai de Maiwand lutou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Por que Malalai se tornou heroína?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   
LINGUAGEM DO TEXTO

  1. Releia o trecho a seguir:
Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse um sinal auspicioso. Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio.

Com base no que você pôde compreender do decorrer da leitura, responda:
  1. Para o pai de Malala, o nascimento da filha foi considerado um sinal auspicioso ou sombrio? __________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. Releia o segundo parágrafo e identifique uma atitude do pai que justifique a resposta anterior.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário