quinta-feira, 2 de abril de 2020

Educação Física


EDUCAÇÃO FÍSICA -  9ºA
Professora: Renata


Queridos alunos...
Espero que estejam bem e quietinhos dentro de casa.
Em breve, tudo isso passará!
Fiquem com Deus!


1- Façam a leitura do texto a seguir.



CAPACIDADES FÍSICAS




Na área da Educação Física e do desporto, “capacidades físicas” são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem. Exemplos: força, resistência, flexibilidade, etc.

Características:
•São elementos essenciais para o rendimento motor;
•São determinadas geneticamente;
•Desenvolvem-se através do treino.

Classificação

1.Condicionais – são as capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos – obtenção e transformação da energia. Por isso, são condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição – caráter quantitativo.

2.Coordenativas – são essencialmente determinadas pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento. Estas são condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação e realização do movimento – caráter qualitativo. A “habilidade motora” é uma forma de movimento específico, dependente da experiência e da automatização resultante da repetição.

NOTA: toda a pessoa nasce com uma determinada quantidade de força, ou flexibilidade, mas ninguém nasce com habilidade para jogar futebol, ou handebol, tem que ser desenvolvido, aprendido. As capacidades constituem a base de todas as habilidades motoras.

Desenvolvimento das capacidades físicas


Quando se procura desenvolver uma das nossas capacidades físicas, todas as outras são influenciadas. A grandeza dessa influência depende de dois fatores:

•a característica da sobrecarga utilizada;

•o nível de treino físico. - Nas pessoas com baixos níveis de preparação física, os exercícios para o desenvolvimento de uma capacidade específica terão efeito nas demais.

O maior grau de desenvolvimento de uma capacidade física específica (força, resistência, velocidade, etc) pode somente ser alcançado se as outras forem também desenvolvidas a certo nível. Por isso, torna-se necessário desenvolver todas as capacidades físicas de uma forma harmoniosa. O desenvolvimento das capacidades físicas não é linear, isto é, existem períodos mais ou menos propícios denominados fases sensíveis. A capacidade de treino é particularmente elevada nesses períodos.


As capacidades condicionais:

 Força

A Força é a capacidade de reagir contra uma resistência.

O desenvolvimento da força pode ser:

•Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;

•Específica – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade.

1. Força máxima – é a força mais elevada que um indivíduo consegue desenvolver com uma contração voluntária máxima.

a) estática – quando a contração é executada contra uma resistência fixa que não pode ser superada.

b) dinâmica – quando a contração é executada contra uma resistência fixa que pode ser superada.




2. Força rápida ou veloz – é a força mais rápida que pode ser desenvolvida voluntariamente e na unidade de tempo, para a execução de um movimento pré-determinado.

a) inicial – capacidade de um músculo expressar rapidamente a força no momento inicial da tensão criada.

b) explosiva – capacidade de obter valores elevados de força em tempo muito curto.

c) de resistência – capacidade de manter ou repetir a tensão muscular estática e dinâmica, respectivamente, durante um longo período de tempo.

Velocidade

Velocidade é a capacidade de executar movimentos no mais curto espaço de tempo.

1. Velocidade de reação – é a capacidade de reagir tão rápido quanto possível a um estímulo ou a um sinal.

2. Velocidade máxima cíclica/velocidade de deslocamento – é a capacidade de executar ações motoras com a maior rapidez possível na unidade de tempo.

3. Velocidade máxima acíclica/velocidade de execução – é a capacidade de executar uma ação motora (gesto unitário) com a máxima rapidez de contração muscular.



Resistência



Resistência é a capacidade de suportar e recuperar da fadiga física e psíquica.

O desenvolvimento da resistência segundo a massa muscular mobilizada pode ser:

• geral – quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular total.

• local – quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total.

A resistência manifesta-se:

1. Segundo a especificidade da modalidade desportiva

a) resistência de base – é a capacidade de executar, durante um longo período, uma carga correlacionada com o rendimento específico da competição, e que exige a utilização de muitos grupos musculares.

b) resistência específica – é a capacidade que permite ao desportista manter um elevado nível de rendimento durante a competição na modalidade em causa.



Flexibilidade


Flexibilidade é a capacidade de executar, ao longo de toda a amplitude articular, movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar de forças externas.


O desenvolvimento da flexibilidade pode ser:
Geral – consiste na amplitude normal de oscilação das articulações, especialmente nas principais articulações: ombros, anca e coluna vertebral.
Específica – consiste na amplitude necessária para a realização de movimentos específicos de cada modalidade.

Tipos de flexibilidade:
1. flexibilidade Geral
2. flexibilidade específica
3. flexibilidade ativa
4. flexibilidade passiva
5. flexibilidade estática
6. flexibilidade dinâmica



Coordenação Motora

Permitem que o indivíduo consiga dominar de forma segura e econômica as ações motoras, tanto em ações previsíveis como imprevisíveis. São capacidades determinadas essencialmente por componentes onde predominam os processos de condução nervosa, isto é, possuem a capacidade de organizar e regular o movimento, constituindo-se na base para a aprendizagem, execução e domínio dos gestos técnicos.

Fundamentam-se na elaboração da informação e no controle da execução sendo desenvolvidas pelos:

1. analisadores táteis – informam sobre a pressão nas diferentes partes do corpo;
2. analisadores visuais – recolhem a imagem do mundo exterior;
3.analisadores estático-dinâmicos – informam sobre a aceleração do corpo, particularmente sobre a posição da cabeça, colaborando desta forma para a manutenção do equilíbrio;
4. analisadores acústicos – informam-nos dos sons e ruídos;
5. analisadores cenestésicos – através deles recebemos informações sobre as tensões produzidas pelos músculos.


2- COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO:


01 – O que são capacidades físicas e como elas são determinadas?
02 – As capacidades físicas são divididas em dois tipos: as condicionais e coordenativas. Descreva a diferença entre as duas.
03 – De acordo com o texto, explique o que é:
a- força
b- flexibilidade
c- velocidade
04 – E para finalizar, nesse momento que não podemos sair de casa, sugiro que você realize sessões de alongamento sempre que puder, ao menos 3 vezes por semana. Aqueles alongamentos que sempre realizamos em nossas aulas.



Abraços virtuais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário