Projeto de Vida
2 B
Professora Andreza Gullini.
AULA 1- DESCOBRINDO
“SUPERPODERES”
1- Texto e atividade da página 136 do caderno do aluno.
AULA 2- - Competências socioemocionais.
Imagine um mundo em que todos tivessem habilidade de
se colocar no lugar do outro. Em que as pessoas pudessem lidar com as situações
que provocam as emoções mais extremas. Um lugar onde todos conheçam a si
mesmos, suas limitações e seus pontos fortes, que saibam lidar com as
diferenças e que entendam e saibam se adaptar o contexto onde estão inseridos.
Um mundo no qual as pessoas tenham iniciativa, confiem umas nas outras e que
queiram ter sucesso na vida. Provavelmente, todos gostariam de viver em um
lugar assim, apesar de muitas vezes essa realidade parecer muito distante.
Mas, o que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais incluem a capacidade
de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se
relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e
solucionar problemas. Elas são utilizadas no nosso dia-a-dia de forma
sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser
integral: como indivíduo, como profissional e como cidadão.
Todas as aptidões descritas acima, que tornam o mundo
tão especial, fazem parte de uma cesta de habilidades conhecidas como
competências socioemocionais.
MACROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Abertura ao novo.
Diz respeito à capacidade
de uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações desafiadoras,
incertas e complexas. Tem relação com a disposição para novas experiências
estéticas, culturais e intelectuais.
O que
as evidências dizem: estudos relacionam o desenvolvimento das competências
socioemocionais curiosidade
para aprender, imaginação criativa e interesse artístico com: menor número de
faltas na escola, avanço na escolaridade, aceleração do desenvolvimento de
habilidades cognitivas, aumento de notas escolares e aumento do desempenho
acadêmico nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História,
Geografia, Física e Biologia. O desenvolvimento dessas competências
socioemoecionais também está relacionado à realização de metas na futura vida
profissional dos estudantes.
AutogestãoDiz respeito à capacidade
de ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação
a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Também está
relacionada à capacidade de autorregulação.
O que
as evidências dizem: estudos relacionam o desenvolvimento das competências
socioemocionais determinação, foco, organização, persistência e
responsabilidade com: o avanço na escolaridade, o aumento de notas escolares e
em avaliações externas, o aumento do nível de conhecimento e desempenho
acadêmico em leitura, escrita e nos componentes curriculares de Matemática e
Química. O desenvolvimento dessas competências socioemoecionais também está
relacionado à realização de metas na futura vida profisisonal dos estudantes.
Diz respeito à capacidade
de aprender com situações adversas e lidar com sentimentos como raiva,
ansiedade e medo.
O que
as evidências dizem: estudos relacionam o desenvolvimento das competências
socioemocionais tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância à frustração
com o aumento das chances de ingresso no Ensino Superior e o aumento do
desempenho acadêmico. Além dos resultados educacionais, o desenvolvimento
dessas competências socioemocionais está relacionado à redução de faltas no
trabalho, ao equilíbrio salarial, ao aumento das chances de reemprego, ao aumento
do desempenho no emprego, à melhoria da saúde de adultos, à diminuição de
distúrbios alimentares e à redução da probabilidade de depressão e propensão ao
suicídio.
Amabilidade
Diz respeito à
capacidade de conhecer pessoas e ser afetuoso, solidário e empático, ou seja,
ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e
repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.
O que as evidências dizem: estudos relacionam o
desenvolvimento das competências socioemocionais empatia, respeito e confiança
com a conclusão do Ensino Médio e a diminuição de indicadores de
violência.
Engajamento
com os outros
Diz respeito à
motivação e à abertura para interações sociais.
O que as evidências dizem: estudos mostram que o desenvolvimento das competências
socioemocionais iniciativa social, assertividade e entusiasmo evita a evasão
escolar e, na vida adulta, está relacionado a realizações no mundo do trabalho,
à empregabilidade e ao equilíbrio salarial.
IDENTIFICANDO MINHAS
COMPETÊNCIAS
Agora que você já entendeu o que é se conhecer, é hora
de partir para ação! É um verdadeiro
exercício de olhar para si mesmo e buscar exemplos de como você age no seu dia
a dia!
HORA DA REFLEXÃO! COMO PENSO, SINTO, AJO E DECIDO?
1- Faça
em folha separada uma dissertação colocando a sua reflexão sobre o que aprendeu
até aqui.
2-
Escolha 2 habilidades e pesquise sobre elas.
AULA
3-
ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!
TRABALHO
Faça as atividades das páginas 138 do caderno do aluno
no seu caderno de classe.
Passo 1: Indique, pelo menos, um colega da turma que
pode apoiar você no desenvolvimento de cada uma dessas duas competências.
Converse com esse colega para pedir o apoio dele!
Passo 2: Planeje, pelo menos, uma ação que você deverá
praticar para conseguir desenvolver cada uma das duas competências.
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